sábado, abril 24, 2010

Workshops em Educação para os Media

Nos passados dias 21 e 22, cerca de 80 crianças e jovens do Ensino Básico e Secundário, e 8 professores, participaram em workshops de Educação para os Media promovidos pela Comissão Nacional da UNESCO no âmbito da iniciativa Os Dias do Desenvolvimento, no Centro de Exposições de Lisboa. Luís Pereira e Sara Pereira, dinamizadores dos workshops, avaliaram positivamente esta experiência que permitiu, aos participantes, pensar sobre a importância dos media para as pessoas e para o exercício da cidadania. Questões da actualidade, a imprensa escrita, nomeadamente os jornais, a Internet e as redes sociais foram alguns dos tópicos trabalhados.
Dado o tempo e a natureza da iniciativa, o objectivo foi sobretudo despertar os jovens para a importância de pensar os media, de pensar o lugar que ocupam nas suas vidas e a relação que estabelecem com eles. Estas temáticas foram desenvolvidas através de actividades práticas, que se pretenderam lúdicas e criativas, evitando orientações escolarizantes e/ou normativas.
A realização dos workshops foi uma forma de comprovar o que Manuel Pinto escrevia há dias neste blogue: “o despertar, a tomada de consciência, o conhecimento - inerentes à educação para os media, podem surgir por múltiplos caminhos. Não têm de ser apanágio do discurso lógico, do percurso racional”. Talvez por isso as crianças e jovens tenham aderido tão bem às propostas.
Ilustram esta mensagem fotos tiradas durante os workshops.







Sem comentários: