sexta-feira, abril 16, 2010

N@Escolas - iniciativa do DN para os adolescentes

Está a decorrer o N@ESCOLAS, mais uma edição do projecto de marketing do Diário de Notícias dirigido às escolas secundárias e profissionais de todo o país.
Os alunos e professores começam por se inscrever individualmente, ficando o DN com a base de dados assim criada. Numa segunda etapa, inscrevem-se professores e grupos de 3 a 5 alunos. A cada grupo cabe elaborar uma nota biográfica de personagem à sua escolha, sendo que as mais criativas verão a respectiva escola ser contemplada com um "Dia DN", de facto, um road show que envolve figuras públicas e que está, neste momento, prestes a ter início. As equipas das escolas visitadas deverão, posteriormente, elaborar e enviar uma reportagem do dia, sendo escolhidas três para irem a uma final, prevista para o início de Junho próximo e que consiste numa entrevista feita pelos alunos a um conjunto de personalidades seleccionadas pelo DN. A equipa vencedora será premiada com uma viagem, "com possibilidade de fazer a cobertura jornalística de um evento".
Dado haver, neste processo, um contacto dos alunos com alguns géneros jornalísticos, o site do projecto disponibiliza alguns recursos , nomeadamente os seguintes módulos:
Os organizadores estabeleceram como objectivos para este projecto os seguintes:
  • "Fomentar nos jovens participantes hábitos de leitura e interesse pelos acontecimentos do mundo que os rodeia, ambos fundamentais para o correcto exercício da cidadania.
  • Desenvolver o sentido critico na relação com os Media mediante o entendimento dos desafios e escolhas que se colocam a um jornalista de forma a correcta recolha, tratamento e divulgação de informação.
  • Identificar as características e regras do trabalho inerente a uma entrevista e a uma reportagem".
Mais informação: AQUI.

1 comentário:

Klaus Fiedler disse...

Olá, sou estudante de Jornalismo do IPA, Porto Alegre/Rs, e estou no oitavo semestre cursando a disciplina de Educomunicação. Gostaria de dizer que gostei bastante do blog, ele é bem informativo trazendo muitos projetos e matéria relacionadas a esta ligação entre comunicação e educação.
Com relação a esta inciativa especificamente, acho ela de grande valia. Fomentar esta percepção, senso crítico, vontade de buscar a informação, enquanto cidadãos ainda jovens é muito importante pois instiga o adolescente a pensar e até eventualmente, faz com que este se interesse pela área jornalística.