quarta-feira, abril 28, 2010

Uma perspectiva da Educação para os Media

Um foco de algum 'ruído', quando se encontram pessoas interessadas na relação entre a educação e a comunicação centra-se na nomenclatura. Qual deveria ser a melhor expressão para dizer o que queremos significar? Educação para os Media? Pedagogia dos Media? Literacia Digital? Educação Mediática? Literacia Informativa e Digital?
Todas estas designações terão a sua razão de ser e não têm que se contrapor. Sublinham, porventura, uma dada faceta de um processo que é culturalmente complexo.O que importa saber é se, dessa diversidade de perspectivas ou abordagens, há pontos fortes em comum, que permitam edificar um projecto, um programa, uma política...
Quando, em 1988, fui convidado para leccionar na Universidade do Minho esta matéria, nos cursos de formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância, o Prof. João Formosinho, que teve nesse processo um papel decisivo, deu-me o privilégio de propor uma designação. E aquela que escolhi foi Educação para a Comunicação Social. Nenhuma das que acima referi, portanto.
Voltarei aqui para explicitar os porquês.

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