sexta-feira, março 18, 2011

Conhecer o terreno

A propósito da notícia do Público que no anterior post aqui referimos, tivemos conhecimento da tomada de posição do Prof. Rui Espinho, ligado ao Projecto de Educação para os Média na Região de Castelo Branco, já neste blog várias vezes referenciado, e que, com a autorização do autor, aqui reproduzimos:

Sem querer tirar qualquer mérito ao projecto "Público Na Escola" e,reconhecendo em absoluto, o carácter extremamente válido do contributo deste projecto para a educação para os média no nosso país e, em particular, nas escolas, venho, neste espaço, humildemente dizer à Dra. Bárbara Reis, à Dra. Teresa Calçada, à Dra. Sónia Matos e à sra. Ministra da Educação deste "por enquanto" país que... nada do que foi apresentado é "original".
Considero grave e cheio de significado que a responsável política da educação não tenha conhecimento do projecto "EducMédia - Educação Para o Média na Região de Castelo Branco". Que não saiba que todas as "suas" escolas do distrito trabalharam durante 3 anos a literacia para
os média de uma forma metódica, estruturada e avaliada. Que os "seus" professores estão agora mais habilitados. Que os "seus" estudantes estão mais conscientes.
É uma constante na educação em Portugal o subaproveitamento de experiências-piloto que enriquecem o panorama escolar, produzem frutos e depois... não fazem escola ou desaparecem.
"A leitura [também de jornais] é um meio essencial de transmissão do conhecimento e da cultura e tem uma função essencial no desenvolvimento individual", referiu a Dra. Isabel Alçada a propósito da iniciativa que comento. É precisamente essa a recomendação que aqui lhe deixo. A senhora quis exercer a função de governante; então, leia mais, sobre o que se faz nas escolas ou peça a um assessor que leia e que a mantenha informada. Talvez assim forme uma opinião mais positiva sobre a inovação nas "suas" escolas, feita com os "seus" professores ao serviço dos "seus" alunos. O que eu não desculpo são ministros que desconhecem a área que tutelam.
Rui Espinho, professor

Ligações sugeridas, a propósito:
- DVD do PÚBLICO "Como se faz um jornal" vai ser distribuido pelas escolas
- Vídeo "Como se faz o jornal"

1 comentário:

Pedro Jerónimo disse...

Área onde inclusivamente já houve uma distinção internacional, a propósito do tema "educação para os média": http://localmediapt.wordpress.com/2010/09/09/associacao-mundial-de-jornais-e-editores-distingue-reconquista/.