quarta-feira, março 23, 2011

Participar é também ouvir e comentar o trabalho dos outros

A poucas horas do início do congresso 'Literacia, Media e Cidadania', a coordenadora local da Comissão Organizadora endereçou aos participantes a mensagem seguinte:

Estimados Congressistas,

aproxima-se a data de realização do Congresso Nacional 'Literacia, Media e Cidadania'. Tudo estamos a fazer para que este evento permaneça nas nossas agendas para além dos dias 25 e 26 de Março; queremos que fique também nas nossas memórias e que seja um ponto de partida, mais do que um ponto de chegada, para o muito que há a fazer em Portugal ao nível da educação para os media ou da literacia mediática.

Estamos certos de que valerá a pena estes dois dias de encontro, de partilha de conhecimentos e de experiências, de discussão de trabalhos e de ideias. Mas o sucesso do Congresso não depende apenas da sua Comissão Organizadora; depende do contributo que cada um pode dar, da presença nas sessões e da participação activa nas mesmas.

Um apelo vos deixamos para estes dois dias: que sejam uma presença activa, que apresentem os vossos trabalhos mas que tenham também disponibilidade para ouvir os contributos dos outros participantes. Se cada um de nós estiver de costas voltadas para as apresentações dos outros, pensando que apenas o que temos a dizer é importante, então estaremos a desfazer o espírito com que este congresso foi pensado e preparado.

Esperamos mais de 250 participantes, entre professores, bibliotecários, profissionais no campo da saúde, profissionais dos media, investigadores, decisores políticos, entre outros profissionais. Para além das seis sessões plenárias previstas no programa, teremos ainda a realização de workshops, com a perspectiva de aprender como fazer educação para os media; a apresentação de investigações e de experiências no terreno, através de comunicações orais e de posters; e ainda uma Mostra permanente de Produtos e Serviços.

Estamos certos de que este congresso tem condições para contrariar a tendência última de eventos deste tipo - salas quase vazias com sessões pouco participadas.

E para que se orientem na chegada à Universidade do Minho, resta-nos apenas dizer que o Congresso se realiza no Campus de Gualtar, em Braga, no Complexo Pedagógico II (CPII). Na entrada principal, para poderem entrar com o automóvel, informem por favor a equipa dos seguranças que vêm participar no Congresso 'Literacia, Media e Cidadania'.

Despedimo-nos na expectativa do encontro já na próxima sexta-feira, dia 25.

Com os melhores cumprimentos,

Pela Comissão Organizadora,
Sara Pereira

Sem comentários: