terça-feira, março 15, 2011

Público distribui DVD "Como se faz um jornal"


O jornal Público vai distribuir pelas escolas secundárias da rede pública o DVD intitulado "Como se faz um jornal", produzido a propósito dos 20 anos de vida deste diário e dos 15 do Público Online.
Esse documento foi ontem visionado na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, a anteceder um debate participado por vários profissionais do jornal e, ainda, pela Ministra da Educação, que recebeu das mãos de Bárbara Reis, directora do Público, o primeiro exemplar do DVD) e pela coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada.
Sobre o DVD, Bárbara Reis explicou que houve intenção de fazer algo útil e original que "aproximasse os jovens da leitura de jornais", pois "sem jornais independentes não existe democracia". Outra ideia partilhada pela directora do Público com a assistência foi que "não há diferença entre o que os jovens e os adultos querem dos jornais - querem histórias, querem notícias, querem bom jornalismo, sendo indiferente a plataforma em que ele corre".
A ministra Isabel Alçada saudou o projecto Público na Escola dizendo que "os jornais feitos na escola permitem compreender as outras dimensões da construção da informação. A leitura, acrescentou, é um meio essencial de transmissão do conhecimento e da cultura e tem uma função essencial no desenvolvimento individual. "Um jornal, concluiu a ministra, é um marco de civilização. Quem não lê jornais tem uma vida menos rica e uma dimensão menos aprofundada da realidade"
Ver, sobre este acontecimento, a reportagem (que serviu de fonte a este post) do jornalista Carlos Pessoa AQUI.

Sem comentários: