Referência completa do estudo realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e acabado de editar pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social:
Manuel Pinto (coordenador); Sara Pereira; Luís Pereira e Tiago Dias Ferreira (2011)
Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos
Lisboa: ERC
Índice:
Nota introdutória.. 11
Parte I
1. Metodologia do Estudo.. 17
2. Conceitos. Fundamentos. Orientações. Âmbitos.. 21
2.1. Conceitos.. 21
2.2. Fundamentos.. 24
2.3. Orientações.. 28
2.4. Âmbitos .. 29
3. Educação para os Media e Organizações Internacionais.. 37
3.1. Que instituições?.. 37
3.2. Que formas de intervenção?.. 38
3.3. Perspectivas e abordagens.. 45
4. A Educação para os Media e a regulação.. 49
4.1. Os media, a sociedade e os cidadãos.. 50
4.2. Mudanças no ecossistema mediático e nas políticas públicas.. 52
4.3. Regulação e Educação para os Media.. 57
Parte II
5. Perspectivação histórica da Educação para os Media em Portugal: notas de
enquadramento.. 67
5.1. Especificidades do caso português.. 67
5.2. Antecedentes e “filiações” da Educação para os Media .. 69
5.2.1. Imprensa escolar.. 70
5.2.2. Cinema e educação.. 71
5.2.3. Outras abordagens.. 73
5.3. Iniciativas do poder político.. 74
6. Os Actores, os Contextos e as Experiências .. 77
6.1. Actores e Contextos .. 77
6.2. Experiências no Terreno .. 90
6.3. Flashes sobre 10 projectos .. 107
7. Ensino Superior, formação de professores e Educação para os Media .. 119
7.1. Universidades públicas .. 119
7.2. Institutos Politécnicos .. 127
7.3. Ensino Superior privado. 128
8. Educação para os Media: concepções, práticas, aspectos críticos.. 135
8.1. Concepções de Educação para os Media.. 135
8.2. Relendo a prática e os seus factores críticos ou problemáticos.. 139
8.3. Necessidades e expectativas .. 143
Conclusões Gerais.. 147
Recomendações.. 155
Bibliografia do Estudo.. 159
Anexos.. 163
terça-feira, março 29, 2011
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