quarta-feira, junho 09, 2010

A escola em debate

O Gabinete de Comunicação e Educação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) em parceria com um grupo de alunos do Mestrado Internacional de Comunicação e Educação da UAB organizam a jornada 'Convivência e Mediação Escolar na Escola 2.0', no próximo dia 17 de Junho.

A actividade está incluída nas 'Semanas Educomunicativas' e tem como objectivos promover a discussão sobre o papel das novas tecnologias no contexto escolar como forma de capacitação das relações entre alunos e professores. A jornada contará igualmente com os painéis sobre 'Conflitos na organização escolar', 'A escola que queremos', 'Pensar no presente e imaginar o futuro: a escola 2.0'. Durante o evento serão apresentados projectos e experiências que estão relacionadas com esta temática.

As 'Semanas Educomunicativas', que decorrem na Faculdade de Ciências da Comunicação na UAB, vão ainda incluir jornadas sobre a cooperação educativa, a investigação e divulgação científicas, a exploração e aventura educativa, a televisão educativa e cultural e o cinema educativo.

O programa da jornada em detalhe aqui.

P.S. - O protagonismo que a escola terá ao longo desta jornada fez-me recordar, contudo, um debate que tem sido feito por alguns investigadores que se têm dedicado às questões da literacia mediática, nomeadamente entre aqueles que defendem a inclusão de uma disciplina de educação para os media nos curricula escolares. Até que ponto poderemos estar eventualmente a sobrecarregar a escola com mais esta tarefa? Terão as escolas e os professores real capacidade e consciência para desempenharem esta tarefa? Que outras instituições públicas poderiam ser incluídas neste propósito de disseminação de uma cultura crítica em relação aos media? Seria interessante perceber o que pensam os leitores deste blogue sobre todas estas questões.

Sem comentários: