quarta-feira, junho 02, 2010

EduFilosofia?

Já tem quase dois meses, mas só agora reparei num artigo do New York Times sobre experiências de introdução de filosofia em aulas com crianças do ensino básico. As discussões são feitas em torno de questões filosóficas levantadas por livros ilustrados e não de forma formal sobre quem foi o filósofo que disse o quê.

Fiquei desapontado, porém, quando li que um dos professores que coordena a experiência diz que "as aulas de filosofia podem melhorar a compreensão e outras capacidades de que as crianças necessitam para irem ao encontro dos padrões curriculares impostos a nível estadual e para brilharem nos testes padronizados". Parece-me que, dado o sucesso da experiência, podiam almejar outros horizontes.

"O mundo é um lugar enigmático e quando somos novos não faz sentido", diz o professor Wartenberg, responsável pelo projecto. "O que lhes estamos a dar é o tipo de capacidades para pensar sobre estas coisas". As frases do professor deixaram-me com ainda mais questões.

Sem comentários: