domingo, junho 27, 2010

Crianças e Media: recomendações de Karlstad

Membros do Global Youth Media Council, uma espécie de conselho jovem, representativo de 20 países que estiveram presentes na Cimeira Mundial de Media para Crianças e Adolescentes, realizada, na semana passada, em Karlstad, na Suécia (e na qual participaram dois colegas deste blog) aprovaram seis recomendações dirigidas a diversos parceiros sociais, económicos e políticos:
  • O acesso à internet: Governos, operadoras de telefonia móvel e empresas de multimédia devem trabalhar juntos para garantir acesso gratuito à  internet ou a preços acessíveis nas escolas e bibliotecas.
  • Assegurar uma navegação segura na web: A Escola deve ensinar crianças e jovens sobre os perigos da web.
  • Mais espaço para crianças e jovens na tomada de decisões:  Mais artigos escritos por crianças e jovens em jornais nacionais e locais.
    Cada país deve ter um Conselho da Juventude de mídia – para comentar sobre o conteúdo de TV para crianças.
  • Representação negativa das crianças e dos jovens nos meios de comunicação: Os meios de comunicação devem adoptar diretrizes éticas.
  • Medieducação: A Educação para os media deve ser parte do currículo desde tenra idade, em cada país.
  • Interesse comercial X Responsabilidade social: Somente produtos relacionados com o desenvolvimento das crianças podem ser linkados com a mídia voltada para as crianças.
    Existência de mais canais de TV, jornal, rádio não comerciais e de interesses de crianças e jovens.
Fonte: Revistapontocom

Sem comentários: