segunda-feira, maio 17, 2010

Literacia Mediática entre adultos: novo relatório da OFCOM

A OFCOM, entidade britânica de regulação dos media audiovisuais, publicou hoje um novo estudo sobre a Literacia Mediática entre a população adulta.
O documento traça um panorama dos usos dos media entre maiores de 16 anos, aborda o grau de confiança e de interesse que aqueles lhes despertam, atribui particular destaque à Internet, particularmente o que se relaciona com a percepção de aspectos de segurança e de aprendizagem.








Com o investimento feito na promoção da Literacia Mediática, a OFCOM pretende proporcionar às pessoas a oportunidade e a motivação para desenvolverem competência e confiança para que participem nas tecnologias de comunicação e na sociedade digital; e informar e capacitar as pessoas para que sejam capazes de gerir a sua actividade mediática, tanto como consumidores como criadores de comunicação.
Para aquele organismo, a Literacia Mediática "permite que as pessoas adquiram as habilidades, conhecimentos e compreensão de que necessitam para fazerem pleno uso das oportunidades proporcionadas quer pelos serviços tradicionais quer pelos novos serviços de comunicações. A literacia mediática também ajuda as pessoas a gerirem o conteúdo e as comunicações, e a protegerem-se (assim como as suas famílias) dos riscos potenciais associados à utilização destes serviços".

Relatório integral: AQUI.

Sem comentários: