quarta-feira, maio 19, 2010

Destreza digital, alfabetização e info-inclusão

A Comissão Europeia anunciou hoje a sua Agenda Digital Europeia para 2010-2015, que define sete áreas prioritárias de acção: mercado único digital; interoperabilidade e standards;Confiança e segurança; Internet de alta velocidade; pesquisa e inovação; promoção das competências digitais; e TIC para enfrentar desafios sociais.
O penúltimo daqueles objectivos é formulado deste modo:
A era digital deve na capacitação e emancipação; o background e as competências não deveriam ser uma barreira ao acesso a esse potencial.
Quanto mais tarefas diárias são realizadas on-line, desde candidatar-se a um emprego até pagar impostos ou reservar bilhetes, o uso da internet tornou-se parte integrante do quotidiano de muitos europeus. Mais de metade deles (250 milhões) acedem à net todos os dias, mas 150 milhões - cerca de 30% - nunca utilizaram a internet. Frequentemente dizem que não têm necessidade ou que ela é demasiado cara. Este grupo é formado por pessoas com idade entre os 65 e os 74 anos, pessoas com baixos rendimentos, desempregados e e com menor nível de instrução.
Acresce que a Europa está a sofrer de uma escassez de competências profissionais em TIC, podendo a falta de profissionais competentes nessa área elevar-se a 700.000 por volta de 2015.
Estas deficiêbncias estão a excluir muitos cidadãos da sociedade e da economia digital e estão a atrasar o impacto positivo que as TIC podem ter sobre o crescimento da produtividade.

Para resolver estes problemas, a Agenda Digital procurará por exemplo:
  • Ultrapassar o défice de competências digital, promovendo uma maior coordenação das iniciativas de competências TIC a nível nacional, em especial propondo a literacia digital e competências como uma das prioridades do Fundo Social Europeu.
  • Promover a oferta e a procura de competências em TIC no mercado de trabalho, através do desenvolvimento de ferramentas que permitam até 2012 identificar as competências dos profissionais de TIC e d os utilizadores, de modo que as empresas que procuram empregados com competências específicas em TIC possam facilmente comparar suas habilidades.
A Comissão, com base numa revisão das opções, vai também apresentar propostas até 2012 para garantir que os sites que oferecem serviços públicos sejam acessíveis a todos os cidadãos, incluindo idosos e pessoas com deficiência. Esta última meta deverá estar implementada até 2015.


ACT. (em 21.5) - Microsoft Welcomes the “Digital Agenda for Europe”. Et pour cause!

Sem comentários: