Retomando a reflexão que há dias vinha fazendo, fiquei de explicar a razão ou razões para que a Educação para os Media (ou Educação para a Comunicação Social) tenha conhecido um tempo de menor vitalidade, no plano da formação, na Universidade do Minho (UM).
Diria que o principal motivo se prende com as mudanças nas políticas educativas. O fim dos cursos de Estudos Superiores Especializados (CESE) acarretou o fim do CESE de Educação para a Comunicação Social da UM, que incluía disciplinas como Teoria e Prática da Educação para os Media ou Laboratório de Imprensa e Laboratório de Meios de Comunicação Escolares.
Este Curso funcionou vários anos, na segunda metade dos anos 90, no então Instituto de Estudos da Criança.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dos mestrados levou a criar em vários deles, no mesmo Instituto, disciplinas - que ainda hoje existem - que, não sendo especificamente de Educação para os Media, abrem janelas para essa vertente (vg. "Crianças, Media e Socialização" ou "Comunicação, Media e Infância").
Mas o factor decisivo para o quase total eclipse desta componente nos cursos de licenciatura de formação de professores e educadores, com carácter obrigatório, teve, na segunda-metade da primeira década deste século, a ver com o desenvolvimento do chamado "processo de Bolonha", acentuando, de resto, uma tendência que já vinha de trás. A centração curricular nas áreas ditas fundamentais (como a Matemática, as Ciências Naturais ou o Português)) e a definição de pesos específicos para essas áreas conduziu a passar para as margens ou mesmo a suprimir formações tidas por secundárias ou irrelevantes. Nessa onda se foi a Educação para a Comunicação Social, um processo que se conjugou também com a afectação de recursos humanos à leccionação.
Ao mesmo tempo que se ia atenuando o lugar dessa vertente na escola que tinha por missão os estudos da criança e a formação de professores da educação infantil e básica, ela iria começar a ganhar expressão no Instituto de Ciências Sociais, precisamente no Departamento de Ciências da Comunicação. É o que veremos a seguir.
quinta-feira, maio 13, 2010
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