sexta-feira, maio 21, 2010

"Comunicação, Cidadania e Educação"

Recordando a trajectória da Educação para os Media na Universidade do Minho, importa dizer que está prestes a fazer 10 anos que o Senado Universitário desta instituição decidiu criar o Curso de Mestrado em Ciências da Comunicação, área de especialização em Comunicação, Cidadania e Educação (a medida surge documentada na acta da reunião do senado de 24 de Julho de 2000 (Resolução nº 20/00).
Na altura, foi igualmente criada a área de especialização de Informação e Jornalismo, de resto, a primeira a abrir, no segundo semestre do ano lectivo seguinte (2001-2002). A de Comunicação, Cidadania e Educação viria a ter a sua sessão inaugural na abertura do segundo semestre de 2002-2003, com a participação do prof. José Manuel Pérez Tornero, director de um mestrado análogo na Universidade Autónoma de Barcelona.
O curso teve várias edições, depois da primeira e deu origem a diversos estudos relevantes. Só foi interrompido ("descontinuado", como hoje dizem alguns) quando o Departamento se orientou para a adaptação de toda a oferta formativa ao chamado modelo de Bolonha. Nesse quadro, foi decidido que "Comunicação, Cidadania e Educação" deveria continuar, mas não já como área de especialização, mas como um curso de mestrado concebido de raiz.
Vale a pena referir, a este propósito, três coisas:
  • 1. O mestrado nasce com a designação de "Comunicação, Cidadania e Educação" (e não "Educação para os Media") por razões de natureza académica internas; mas, por outro lado, enfatiza uma orientação que sempre foi privilegiada: o foco na educação para a cidadania.
  • 2. O curso surge como especialização de um mestrado de Ciências da Comunicação e é promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação, ainda que com a colaboração de docentes das Ciências da Educação. Não é caso único, no panorama internacional - de resto, o de Barcelona, já referido, também surgiu (e continua a funcionar, há perto de 20 anos) na Faculdade de Ciências da Comunicação da UAB).
  • 3. Enfim, uma curiosidade: um dos frutos desse mestrado é este blog que surgiu, como se disse, logo no primeiro post, como plataforma de apoio às aulas do curso.

Sem comentários: