terça-feira, maio 18, 2010

Facebook e Twitter, privacidade e utilidade

Vale a pena passar os olhos por um artigo no Le Monde sobre o uso das redes sociais em contextos educativos (Mon prof, mon ami... sur Facebook). Destaco, em particular, um texto do mesmo jornal francês sobre a "primeira turma Twitter".

É curiosa a distinção feita entre Facebook e Twitter, sendo este último favorecido. Diz uma professora que tentou utilizar o Facebook com os alunos até ao momento em que estes se aperceberam de que ela podia ter acesso às fotografias das suas desventuras nocturnas. Ter-se-á dado aí o ponto de viragem em direcção ao Twitter.

As questões ligadas à privacidade são, com pouca surpresa, as que adquirem maior importância. Como refere um investigador ao Le Monde "um dos problemas que se coloca aos jovens professores é o da distância para com os seus alunos. Em início de carreira, inquietos por não se fazerem ouvir, podem tender para posições de grande irmão".

1 comentário:

Luís Pereira disse...

Já agora, pode ter interesse o programa da Sociedade Civil (RTP2), em que as redes sociais ocupam grande parte dos 90 minutos:
http://ht.ly/1MfPk