Termina hoje a III Conferência Internacional da European Association for Viewers Interests) que trouxe a Madrid a discussão sobre a participação cívica através dos meios de comunicação. Na parte da manhã, o debate foi dedicado ao tema "Educação para os Media", com a intervenção de um dos autores deste blogue, o professor Manuel Pinto, que sublinhou, entre outras ideias, a importância de olhar para os media como "um recurso educacional, uma matéria de estudo, um campo de participação e expressão".
O director do Centro Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, assinalou algumas áreas de trabalho da literacia mediática: a política dos diferentes estados; a ética: "a formação, que antes era apenas colocada aos jornalistas, está agora igualmente do lado do cidadão"; a participação crítica dos cidadãos nos media; a ecologia ou "a participação como qualidade de vida; e o mundo em redor: "é necessário ver outros mundos". O responsável do CECS alertou ainda para a possibilidade de a literacia mediática se constituir como um meio ou um fim em si mesmo e que a tecnologia é uma técnica mas também pode ser um problema social.
No mesmo painel, estiveram ainda Ulla Carlsson, da International Clearinghouse on Children, Youth and Media at Nordicom, da Universidade de Gotemburgo, Tapio Varis da Universidade de Tampere, na Finlândia, António Perez Sanz, director do Instituto espanhol de Tecnologias Educativas e José Fernández-Beaumont, da Fundacíon Telefónica.
Neste momento decorre o último painel "Um olhar sobre a Presidência espanhola da Comissão Europeia: as políticas de literacia mediática na Europa" com a intervenção de Alfonso Morales, conselheiro da Secretaria de Estado da Comunicação, do governo espanhol, que aborda a questão da banda larga, para o qual deveria ser "um bem público". A sessão terminará com o resumo das principais linhas de discussão da Conferência, com o professor José Manuel Pérez Tornero, da Universidade Autónoma de Barcelona e Paulo Celot, secretário geral da EAVI.
O director do Centro Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, assinalou algumas áreas de trabalho da literacia mediática: a política dos diferentes estados; a ética: "a formação, que antes era apenas colocada aos jornalistas, está agora igualmente do lado do cidadão"; a participação crítica dos cidadãos nos media; a ecologia ou "a participação como qualidade de vida; e o mundo em redor: "é necessário ver outros mundos". O responsável do CECS alertou ainda para a possibilidade de a literacia mediática se constituir como um meio ou um fim em si mesmo e que a tecnologia é uma técnica mas também pode ser um problema social.
No mesmo painel, estiveram ainda Ulla Carlsson, da International Clearinghouse on Children, Youth and Media at Nordicom, da Universidade de Gotemburgo, Tapio Varis da Universidade de Tampere, na Finlândia, António Perez Sanz, director do Instituto espanhol de Tecnologias Educativas e José Fernández-Beaumont, da Fundacíon Telefónica.
Neste momento decorre o último painel "Um olhar sobre a Presidência espanhola da Comissão Europeia: as políticas de literacia mediática na Europa" com a intervenção de Alfonso Morales, conselheiro da Secretaria de Estado da Comunicação, do governo espanhol, que aborda a questão da banda larga, para o qual deveria ser "um bem público". A sessão terminará com o resumo das principais linhas de discussão da Conferência, com o professor José Manuel Pérez Tornero, da Universidade Autónoma de Barcelona e Paulo Celot, secretário geral da EAVI.
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