quarta-feira, maio 21, 2008

Políticos no Google e na Wikipédia

O P2 faz, na edição de hoje, uma avaliação da presença de alguns políticos, nomeadamente dos candidatos à liderança do PSD, na Web. Ser primeiro no Google é considerado um ponto fundamental, nem que não seja mais, pelo facto de facilitar eventuais pesquisas escolares. E uma das formas de o conseguir é fazer-se presente na Wikipédia, considerada uma fonte de informação "de consulta frequente".

Como qualquer pessoa faz quando precisa de informação, começámos por perguntar por eles ao motor de pesquisa Google. Pedro Passos Coelho e António Neto da Silva não são fáceis de encontrar, existindo pouquíssima informação sobre eles. Nem um nem outro tinham ficha na Wikipedia até estas "directas", circunstância que Neto da Silva continua a partilhar com Mário Patinha Antão. Passos Coelho juntou-se no dia 4 deste mês a Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite, que têm naquela enciclopédia de consulta frequente fichas que imediatamente os situam.
(...)
Por contraste, um aluno do secundário que precise de fazer uma composição sobre o mais obscuro dos congressistas norte-americanos terá no primeiro clique acesso ao respectivo site pessoal ou fornecido pelo Estado norte-americano, contendo relatórios da sua actividade actualizados diariamente. A accountability da produção política por parte do cidadão é uma realidade desconhecida para os portugueses, privados de acesso facilitado às sessões diárias da Assembleia da República, que chega ao ponto de "proibir" os motores de pesquisa de indexarem as suas páginas.

Sem comentários: