"Os jornais escolares cumprem um papel fundamental na formação de cidadãos activos e conscientes. Isso justifica, por si só, que, como sucede em alguns emblemáticos casos, as autarquias os apoiem. A experiência das câmaras municipais da Lousã, do Seixal e de Vila Nova de Famalicão, presididas pelo PS, CDU e PSD, que, de distintos modos, estimulam os media dos estabelecimentos de ensino dos seus concelhos, é um dos temas em destaque no Boletim PÚBLICO na Escola de Abril.
Embora seja frequente obterem o apoio de juntas de freguesia, os jornais escolares são mais raramente estimulados de forma activa pelas autarquias municipais. Jorge Alves e Paula Alexandra Santos, vereadores da Educação das autarquias da Lousã e do Seixal, e Armindo Costa, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, explicam as razões do apoio aos jornais escolares e o modo como ele se processa.
Estimular a cidadania activa dos alunos das escolas secundárias, promovendo um trabalho de reflexão criativa sobre o futuro das nossas vilas e cidades, é o objectivo do Concurso Nacional de Ideias Cidades Criativas, promovido pela Universidade de Aveiro, em articulação com a Associação Portuguesa de Planeadores do Território e com o apoio do Ministério da Educação. José Carlos Mota, membro da comissão organizadora, dá conta, na publicação mensal do projecto PÚBLICO na Escola, da importância dessa tarefa e da ajuda que os jornais escolares podem dar para o seu êxito.
Diversas cautelas que importa observar, quando, por exemplo, se vai à Internet buscar um poema para levar para a aula da disciplina de Português, apresentadas por Isabel Margarida Duarte, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e as andanças da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, do Corvo, pela blogosfera, são mais alguns temas do Boletim PÚBLICO na Escola(...)".
in PUBLICO, 5.5.2008
A ler, também: "A Ilha do Corvo nas rotas da blogosfera", por Eduardo Jorge Madureira:
A Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, do Corvo, está envolvida num singular projecto de inovação pedagógica, associado às Tecnologias de Informação e Comunicação, que fez com que, por exemplo, todas as turmas tenham o seu blogue. Deolinda Estêvão, presidente do Conselho Pedagógico, explica o que tem sido feito
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