Geneviève Jacquinot na Universidade do Minho
A Professora Geneviève Jacquinot, da Universidade de Paris 8, vai estar na Universidade do Minho, em Braga, de 10 a 14 deste mês, proferindo, no dia 12, às 15 horas, no Instituto de Educaçao e Psicologia (IEP) uma conferência intitulada "Les campus numériques à la française: une occasion à ne pas manquer!". A Prof. Jacquinot, que tem dedicado grande parte da sua investigaçao e ensino à educaçao para os media, tem incidido os seus trabalhos, nos últimos tempos, nas questoes relacionadas com o e-learning. De resto, o motivo primeiro da sua deslocaçao ao Minho é participar no júri de um doutoramento que co-orientou, o da Dra Lia Raquel Oliveira, docente do IEP, que submete uma tese intitulada 'A comunicacao educativa em ambientes virtuais: um modelo de design de dispositivos para o ensino-aprendizagem na universidade.', prova que tem lugar no dia 11, às 15 horas.
Sobre a noçao de "campus virtual", escreve Lia Raquel Oliveira:
"O que é então o Campus Virtual, para além de «uma declaração de guerra à papelada e às fotocópias»?
O Campus virtual funciona numa lógica de cooperação e implica a constituição de consórcios (europeus e mundiais) entre universidades devendo e podendo neles participar empresas e outras instituições. Trata-se de um dispositivo de formação modularizada que reforça a qualidade dos conteúdos. Acresce a responsabilidade dos estudantes porque deles exige maior autonomia. Permite escolher o espaço e o tempo da formação facilitando o acesso a informação e permitindo a construção de conhecimento. Por outro lado, responde a necessidades bem identificadas, combina recursos do multimédia, da interactividade, dos ambientes digitais com o enquadramento humano e administrativo necessário à aprendizagem e à sua validação. Enfrenta grandes desafios, particularmente no que respeita a normas e standards (e.g. validação das competências adquiridas, ou seja, a avaliação). A sua implementação é progressiva e exige um quadro jurídico específico…"
Um texto de G, Jacquinot:
AU-DELA DU MODELE CANONIQUE DE LA RELATION MAITRE-ELEVE: LES TIC OU COMMENT FAIRE CIRCULER LES SIGNES DE LA PRESENCE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário