terça-feira, março 16, 2004

Novelas assumem um novo papel social

Abordagem de problemas como a toxicodependência e a gravidez na adolescência ajudam a formar os espectadores Autores querem personagens cada vez mais reais
Ana Gaspar
in Jornal de Notícias, 16.3.2004


As novelas portuguesas são cada vez mais chamadas a desempenhar um papel importante na divulgação de determinadas informações e até mesmo na formação do grande público. Problemas como a gravidez na adolescência, a toxicodependência ou distúrbios alimentares começam a ser debatidos pelos personagens e a mensagem acaba por passar.
"Através de uma história televisionada passam-se frequentemente mensagens com uma alto valor de noticiabilidade", explicou ao JN o sociólogo Pedro Andrade, acrescentando que para aqueles espectadores que "nunca passaram pelo ensino secundário ou que não frequentaram a universidade, a novela fornece factos, ensinamentos, conselhos, 'modos operandi' e mesmo previsão de eventos" .
Um dos casos que pode servir de exemplo prende-se com a personagem interpretada pela actriz Fernanda Serrano - na novela da TVI "Queridas Feras" - a quem foi diagnosticado um cancro da mama. Nos episódios entretanto exibidos foi explicado como se faz o auto-exame da mama e uma mamografia e divulgada alguma informação sobre esta doença.
"Os casos específicos visionados pelo espectador actuam como uma forma de prevenção altamente eficiente", sublinhou o sociólogo.
Para Manuel Arouca, autor de novelas como a "Filha do Mar" e "O Teu Olhar" o importante é dar credibilidade aos personagens : "São as pessoas que vejo à minha volta e procuro que sejam verdadeiras de alma e corpo".
O autor não põe de lado a hipótese de utilizar uma destas situações. Porém, na sua opinião, seria "demagógico" construir uma novela apenas com este objectivo. Segundo Manuel Arouca o importante é "ir às coisas mais simples", como mostrar
a vida familiar, e depois podem surgir um conjunto de questões que devem ser trabalhados com alguma consistência e pedagogia.

Sem comentários: