terça-feira, abril 29, 2003

Os III Encontros de Viana – Cinema e Vídeo

Viana do Castelo de 05 a 11 de Maio próximo.

As actividades dos Encontros irão dividir-se pelas áreas da exibição, workshops, divulgação e debates sobre cinema.

Na área da exibição, os III Encontros apresentam a programação distribuída por 7 ciclos, que correspondem a 50 sessões de cinema:

· Cinema Infantil:
para as escolas do ensino pré-primário – todos os dias, de 05 a 09 de Maio, duas sessões de Socorro, Sou um Peixe, de Stefan Fjelmark e Michael Hegner, às 9.00 e às 11.00h, no Cinema Verde Viana.

para as escolas do ensino básico – todos os dias, de 05 a 09 de Maio, duas sessões do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki, às 9.00 e às 11.00h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

para o público em geral – Sábado e Domingo, às 11.00h, no Cinema Verde Viana.
- Dia 10 - Peter Pan em A Terra do Nunca, de Robin Budd e Donovan Cook
- Dia 11 - O Planeta do Tesouro, de John Musker e Ron Clements

· Ciclo Diferenças – sobre a temática da deficiência, aberto ao público em geral, mas direccionado para os estudantes do ensino secundário; às 14.30h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
- Dia 05 – Uma Mente Brilhante, de Ron Howard
- Dia 06 – Dancer in the Dark, de Lars Von Trier
- Dia 07 – O Oitavo Dia, de Jaco Van Dormael
No Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Estaleiros Navais:
- Dia 06 - O País dos Surdos, de Nicolas Philibert
- Dia 09 - O Mínimo, de Nicolas Philibert

· Ciclo Aprender a Vida – aberto ao público em geral, mas também em especial para os estudantes do ensino secundário, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
- Dia 08 de Maio, às 14.30h - A Bicicleta de Pequim, de Wang Xiaoshuai
- Dia 09 de Maio, às 14.30h - Os Rapazes Regressam, de Takeshi Kitano
- Dia 09 de Maio, às 17.30h - A Promessa, de Luc e Jean-Pierre Dardenne

· Ciclo de Cinema Europeu – para o público em geral. O Ciclo de Cinema Europeu é nesta edição dos Encontros dedicado ao realizador finlandês Aki Kaurismaki; às 17.30h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
- Dia 05 – Contratei um Assassino, de Aki Kaurismaki
- Dia 06 – Nuvens Passageiras, de Aki Kaurismaki
- Dia 07 – Juha, de Aki Kaurismaki
- Dia 08 – O Homem sem Passado, de Aki kaurismaki

· Ciclo Óscares – exibição de filmes nomeados e premiados na última edição; às 21.30h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
- Dia 05 – O Pianista, de Roman Polanski
- Dia 06 – Caminho para Perdição, de Sam Mendes
- Dia 07 – Inadaptado, de Spike Jonze
- Dia 08 – Chicago, de Rob Marshall
- Dia 09 – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres, de Peter Jackson
- Dia 10 – Fala com Ela, de Pedro Almodóvar
- Dia 11 – As Horas, de Stephen Daldry

· Ciclo Cinema Fantástico – para o público em geral; às 24.00h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
- Dia 05 – 28 Dias Depois, de Danny Boyle
- Dia 06 – Jeepers Creepers, de Victor Salva
- Dia 07 – Cubo 2, de Andrzej Sekula
- Dia 08 – Vidocq, de Pitof
- Dia 09 – Nas Costas do Diabo, de Guillermo del Toro
- Dia 10 – O Aviso, de Gore Verbinski
- Dia 11 – Pacto dos Lobos, de Christophe Gans

· Ciclo Nicolas Philibert – apresenta documentários deste consagrado realizador, destinado ao público em geral; às 21.45h, no Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
- Dia 05 – A Cidade Louvre, de Nicolas Philibert
- Dia 06 – O País dos Surdos, de Nicolas Philibert
- Dia 07 – Um Animal, Animais, de Nicolas Philibert
- Dia 09 – O Mínimo, de Nicolas Philibert
No Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Estaleiros Navais:
- Dia 10 - Ser e Estar, de Nicolas Philibert

Acresce ainda a exibição de :

· Bowling for Colombine, de Michael Moore e de A Morte do Cinema, de Pedro Sena Nunes, no dia 08 de Maio, às 21.45h, no Cinema Verde Viana;

· trabalhos realizados pelos alunos que participaram nas Histórias na Praça dos II e III Encontros de Viana-Cinema e Vídeo, no dia 09 de Maio, às 14.30h, no Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo;

· exercícios fílmicos da Escola de Cinema da Finlândia, inserida na secção Olhares Frontais, do dia 10 de Maio, das 10.45 às 13.00h, no Teatro Municipal Sá de Miranda;

· documentários de autores portugueses, das 15.00 às 16.30h e do documentário Ser e Estar, de Nicolas Philibert, às 17.00h, também integrados nos Olhares Frontais do dia 10, no Teatro Sá de Miranda (ver programação).

· trabalhos dos Ateliers Varan (França), apresentados por um representante desta reconhecida escola, no dia 11 de Maio, das 10.00 às 12.30h, no Teatro Municipal Sá de Miranda;

· dos documentários En construcción, de José Luís Guerín, Entre Muros, de José Filipe Costa e João Ribeiro e de Moleque de Rua de Joaquim Pinto, também inseridos na secção Olhares Frontais da 3ª edição dos Encontros de Viana-Cinema e Vídeo; das 14.30 às 18.15h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Na área dos workshops, os III Encontros de Viana - Cinema e Vídeo promovem quatro acções:

· Curso Iniciação ao Vídeo – Olhar o Real – De 28 a 26 de Julho de 2003, no qual se pretende dotar os formandos de conhecimentos da linguagem audiovisual, principalmente do vídeo enquanto suporte específico e de conhecimentos técnicos que permitam o planeamento, a organização e a construção de uma narrativa audiovisual, concluindo o curso com a elaboração individual de um documentário. Este ano os formadores serão João Alberto Vilaça e Pedro Sena Nunes.

· Histórias na Praça – a decorrer de 05 a 09 de Maio, onde turmas das escolas secundárias do concelho poderão experimentar o meio audiovisual, pondo em curso ideias próprias sob a orientação de Pedro Sena Nunes e com uma equipa técnica da Ao Norte. No realizar de cada projecto, os alunos receberão orientação para concretizarem a proposta que querem filmar.

· “Desafio, experiência, pedagogia” – acção a decorrer na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, na qual os professores e futuros professores poderão aperceber-se das possibilidades pedagógicas do audiovisual, orientada por Ângelo Peres.

· Registo de Som Directo – workshop que será ministrado por Joaquim Pinto e que se destina ao aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos adquiridos em edições passadas do curso de iniciação Olhar o Real.

O debate sobre cinema terá lugar na secção Olhares Frontais. Durante o fim-de-semana (10 e 11 de Maio), no Teatro Municipal Sá de Miranda, serão exibidos os primeiros trabalhos da Oficina de Cinema da Associação Ao Norte, exercícios da Escola de Cinema da Finlândia, trabalhos dos Ateliers Varan e vários documentários portugueses e estrangeiros. As diversas sessões serão comentadas por, entre outros, Manuela Penafria, Ângelo Peres, João Mariano, Pedro Sena Nunes e Joaquim Pinto, um representante da escola finlandesa e um representante dos Ateliers Varan. (ver programa específico)

No âmbito da divulgação, os Encontros têm previstas quatro exposições. “Lubitel Diaries”, de João Mariano, em torno das Histórias da Praça de há um ano; outra de pintura, da autoria de Pinto Meira, reproduzindo cartazes de clássicos do cinema, a terem lugar nas instalações do Instituto Português da Juventude; Cine-Teatros de Portugal, de Jochen Dietrich e “WhateverWhereverHoweverForeverLOMO”, colectiva Lomo, nos Antigos Paços do Concelho (piso térreo e 1º andar). Ainda no âmbito da divulgação, decorrerá no Salão Nobre do Teatro Municipal Sá de Miranda uma Feira do Livro de Cinema, a qual estará aberta ao público de 2ª a 6ª, das 14.00 às 22.30h e das 10.00 às 22.30h durante o fim-de-semana.

Sem comentários: