segunda-feira, dezembro 19, 2011

No Museu Soares dos Reis
Uma viagem pelo cinema de animação português

Quer conhecer as técnicas de animação do cinema?
E alinharia aprender a desenvolver você mesmo/a técnicas de animação?
Gostaria de tomar contacto com filmes de animação portugueses antigos?

Então leia esta notícia divulgada pela agência Lusa:

“Território Animação - Aprende como se faz Cinema de Animação” é uma exposição interactiva sobre animação, com atelier, que vai ser inaugurada na amanhã no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, onde ficará até 15 de Abril.

“Esta exposição é especial, porque ensina as técnicas do cinema de animação através do espólio da Casa da Animação e dos filmes de animação que se fizerem em Portugal”, explicou à Lusa Miguel Ribeiro, director da Casa da Animação, entidade responsável pela organização do evento.

Animação de volumes, animação de areia, animação com recortes e pintura animada são algumas das técnicas do cinema de animação que vão ser ensinadas na exposição interactiva. Haverá também uma mostra de filmes de animação antigos portugueses.

“É uma viagem histórica e técnica pelo cinema de animação em Portugal” destinada a pessoas de todas as idades que o queiram conhecer, conclui Miguel Ribeiro.

A apresentação dos materiais de produção de filmes de animação portugueses vai ser organizada segundo uma lógica pedagógica e na sala de trabalho vão estar instalados equipamentos e postos de trabalho que vão permitir aos visitantes experimentar a produção dos seus próprios exercícios de animação.

Na sala do workshop pode observar-se também a exposição “Anatomia de um Filme”, que revela o processo de produção do último filme de Pedro Serrazina, “Os Olhos do Farol”.

“Território Animação - Aprende como se faz Cinema de Animação” ocupa duas salas de exposição temporária do Soares dos Reis, localizado no Palácio dos Carrancas, na Rua de D. Manuel II.

Sem comentários: