quinta-feira, janeiro 05, 2012

Polémica e debate em torno da televisão digital terrestre

Decorre presentemente o processo de migração do sistema de distribuição de televisão do analógico para o digital, estando previsto que o "apagão" analógico ocorra até meados de 2012, em Portugal. No entanto, as soluções política e técnica que vêm sendo implementadas suscitam um coro de objeções e de protestos de diferentes naturezas e proveniências.
Para esclarecer o que se está a passar - o que foi feito, a lógica das opções seguidas e os problemas que elas levantam - a RTP Informação emitiu ontem, dia 4, um programa especial de cerca de uma hora, no qual intervieram um administrador da ANACOM, um especialista da DECO, um especialista em telecomunicações e um investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Sérgio Denicoli, que, sobre esta matéria está a terminar a sua tese de doutoramento.
Dada a importância do assunto, deixo aqui o link para (re)ver o debate e para um documento relevante para nos esclarecermos acerca de uma matéria que tem certamente impacto nas nossas vidas e que poderia ter tido (e, de algum modo, ainda pode vir a ter) uma configuração distinta da que foi seguida.



[Sobre uma questão discutida no programa, a do cumprimento de obrigações de cobertura da televisão digital por parte da Portugal Telecom - Comunicações, pode ser relevante conhecer o documento Direito de Utilização de Frequências, da ANACOM]

1 comentário:

Sergio Denicoli disse...

Obrigado Professor, por divulgar o debate. É lamentável que o representante da Anacom tente descredibilizar uma investigação séria de uma Universidade que, como sabemos, faz da cidadania o seu principal objetivo.