quarta-feira, janeiro 04, 2012

Óscar Mascarenhas: novo provedor do leitor do DN

O nome de Oscar Mascarenhas foi entendido pela Direção do DN como o da pessoa certa para substituir Mário Bettencourt Resendes, o último provedor dos leitores, falecido em agosto de 2010. "Depois da morte do Mário, que foi uma pessoa muito marcante no DN, achei que não deveria substitui-lo imediatamente. Deveria haver um período de transição suficientemente longo, à medida da sua importância", frisou o diretor do DN, João Marcelino.

Oscar Mascarenhas iniciará o seu papel de provedor do leitor do DN já a partir deste sábado. Além de escrever semanalmente no jornal, o antigo presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas terá liberdade para pedir esclarecimentos em qualquer dia da semana e pronunciar-se sobre questões levantadas pelos leitores deste título.

Ler mais ---> .


ACTUALIZACÃO (MP, em 5.1):

"E a função que quero desempenhar é preparar o público para não levar gato por lebre. Tenho 37 anos de experiência no fabrico de notícias, portanto, posso levar ao público fórmulas para que ele perceba quando é que está a receber gato por lebre. Isso é o mais importante. O jornalismo precisa de um público preparado, crítico e exigente.
(...)

não posso aceitar que haja "nós" e "eles" na feitura de um jornal. O leitor tem tanto direito de poder transformar o que aqui se produz, como o jornalista tem de o produzir. Não há "nós" e "eles". Há "nós para eles" e vice-versa. Todos somos importantes. Este negócio exige esse esforço".
Entrevista de Nuno Azinheira feita a Óscar Mascarehas ao DN

Sem comentários: