quinta-feira, maio 24, 2007

O 'core' da literacia mediática

A Alliance for a Media Literate America (AMLA) está a realizar um processo interno de ratificação de um documento intitulado Core Principles for Media Literacy Education, que servirá de guia para todos quantos se dedicam a promover a literacia mediática nas suas actividades educativas.
O texto, de seis páginas, foi redigido por um grupo de alguns dos mais conhecidos especialistas do campo, orientados pela ideia de que a educação para os media tem como propósito "ajudar os indivíduos de qualquer idade a desenvolver os hábitos de questionamento e as competências de expressão necessárias ao pensamento crítico, à comunicação efectiva e ao exercício de uma cidadania activa no mundo de hoje".
Os eixos desse documento (que aparecem desdobrados e desenvolvidos) são os seguintes:
  1. Media Literacy Education requires active inquiry and critical thinking about the messages we receive and create.
  2. Media Literacy Education expands the concept of literacy (i.e., reading and writing) to include all forms of media.
  3. Media Literacy Education builds and reinforces skills for learners of all ages. Like literacy, those skills necessitate integrated, interactive, and repeated practice.
  4. Media Literacy Education develops informed, reflective and engaged participants essential for a democratic society.
  5. Media Literacy Education recognizes that media are a part of culture and function as agents of socialization.
  6. Media Literacy Education affirms that people use their individual skills, beliefs and experiences to construct their own meanings from media messages.

1 comentário:

Zé Maria Brito,sj disse...

Peço desculpa pelo comentário nao se relacionar com o tema do post.
mas talvez este link seja interessante!
sobre crianças que desparecem depois de contactos na net:


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1295005