Novas regras na publicidade aprovadas na UE
Os 27 estados-membros da União Europeia ratificaram na quinta-feira mudanças na directiva Televisão Sem Fronteiras, as quais passam a proibir a inserção de produtos e marcas (product placement) dentro dos blocos informativos, programas infantis ou documentários.
Mesmo em telenovelas e séries de ficção passa a ser obrigatório haver um símbolo de advertência ao telespectador, no início e fim de cada programa, para a existência desta técnica.
Passam igualmente a ser proibidos quaisquer tipo de anúncios de junk food dirigidos a crianças.
O acordo diz ainda que o tempo mínimo entre intervalos publicitários passa a ser de 30 minutos (até agora é de 20). Em relação à duração dos blocos publicitários, estes não podem exceder os 12 minutos, ou seja, 20% de cada hora de emissão.
No entanto, a orientação geral do novo documento legal (na prática, a revisão de uma directiva que remonta ao final dos anos 80) vai no sentido de facilitar aos operadores televisivos a inserção de publicidade nas grelhas.
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