domingo, maio 13, 2007

Descoberta de um novo blogue

Através do Jornalismo & Internet, acabei de descobrir um muito útil e interessante blogue sobre educação para os media. Trata-se de "Blog da mídia - educação - Alexandra Bujokas". A sua autora e editora é bolseira de pós-doutoramento na The Open University, Inglaterra, investigando "o modo como se desenvolve e se implementa uma política pública de educação para mídia".
Explica, no seu primeiro post, as motivações para nos proporcionar um blogue repleto de materiais científico-pedagógicos da maior utilidade:
"A produção do blog em si está conectada ao objetivo geral do meu projeto de pesquisa. Como a abordagem da media literacy implica na leitura e escrita de conteúdos em texto, áudio e vídeo, meu objetivo é gerar conteúdo nessas linguagens, porém usando os recursos mais simples: uma câmera fotográfica digital, uma webcam, um computador com Photoshop e Windows Movie Maker. Vou produzir tudo sozinha, improvisando ao máximo, em sintonia como o espírito da cultura da participação que já aflora na esfera digital".

Alexandra Bujokas de Siqueira concluiu o doutorado em Educação Escolar [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2005. Atualmente é professora assistente da Universidade do Sagrado Coração, nas áreas de comunicação e pedagogia. É líder do grupo de pesquisa "Mídia, educação e democracia", Fez estágio de doutoramento na Open Univesity em 2004, pesquisando critérios de qualidade para a produção de programas didáticos para a televisão. É bolsista de pós-doutorado do CNPq (2006-2007), e pesquisadora visitante na área de Media Studies na Open University, Milton Keynes, Inglaterra. Produziu programas de rádio educativos para a Veritas FM (102,7, Bauru, SP) e, atualmente, produz o "Blog da Mídia-educação".

Sem comentários: