terça-feira, novembro 04, 2003

Recordando a análise de um spot televisivo

O deputado Paulo Pedroso, no Jornal de Noticias de hoje:

"Há quase uma década, participei num seminário internacional de educação e media em que foi analisado um spot televisivo de uma campanha presidencial americana. Na mensagem explícita, o atacado era acusado de ser liberal, isto é, demasiado de Esquerda. O facto invocado era o de que tinham sido cometidos homicídios numa licença precária de reclusos, cuja concessão fora facilitada pelo então candidato. Mas o conteúdo da imagem estava longe de ser a ilustração do discurso explícito.
O filme mostrava uma prisão de que saíam presidiários fardados como os irmãos Dalton e entravam outras pessoas. Estando-se a criticar uma política prisional liberal, porquê a rotação?
Analisando um fotograma, surge a mensagem racista subliminar: da prisão saem afro-americanos e hispânicos e entram WASP, classe média alta, fatos e pastas de executivo. Afinal, queria gerar-se medo nas classes médias. Entre nós não há, que eu saiba, tal indústria, mas o rumor perdeu a ingenuidade e tornou-se arma de produção de factos mediáticos."

(NB.: O seminário foi na cidade espanhola da Corunha, em 1995, onde se encontravam mais cerca de duas dezenas de portugueses e de onde saiu a ideia de fundar a Associação Portuguesa de Educação e media, ultimamente inactiva).

Sem comentários: