sábado, novembro 29, 2003

Parâmetros de qualidade

O Prix Jeunesse é um dos mais importantes festivais internacionais de TV para crianças e adolescentes, dedicado a exibir, debater e premiar as melhores produções mundiais. É realizado de dois em dois anos na Alemanha pela Fundação PRIX JEUNESSE.
A longa experiência acumulada no âmbito deste festival levou os responsáveis a enunciar alguns Parâmetros de Qualidade, indicadores de qualidade, traduzidos em português pela organização brasileira Midiativa:

"O evento busca premiar programas de alta qualidade, que não apenas divirtam, mas ao mesmo tempo estimulem o desenvolvimento de crianças e jovens em todas as suas potencialidades. Programas através dos quais eles possam enxergar e expressar sua cultura, língua e experiência de vida. Os programas devem ajudá-los a conhecer a si mesmos, a comunidade e seu meio, e também devem promover a atenção e a apreciação de outras culturas.
Mais do que a acuidade técnica, o festival analisa o comprometimento de cada produção em termos de conteúdo, de busca de novas linguagens, de compromisso social, igualdade de direitos, eqüidade entre as raças e credos, defesa dos direitos da criança e do adolescente, e diversidade cultural.

Parâmetros que orientam a premiação do PRIX JEUNESSE
Ao longo de quatro décadas, o PRIX JEUNESSE desenvolveu algumas metodologias para avaliar as produções inscritas no Festival. São parâmetros que orientam o debate e auxiliam na hora da escolha das melhores produções:

Idéia
A idéia do programa é interessante? É original? Traz uma nova abordagem? Faz o telespectador pensar? Motiva o espectador? Atinge seus objetivos ou propostas?

Roteiro
É a estrutura boa e balanceada? O assunto foi bem pesquisado e desenvolvido? O diálogo é de boa qualidade? Os personagens são bem desenvolvidos e suas ações motivadas?

Execução
É a idéia bem traduzida para a televisão (direção de arte, filmagem, edição, etc)? O ritmo do programa é adequado? É a televisão o melhor meio para essa idéia?

Público alvo
É apropriado para a faixa etária a que se destina? É relevante do ponto-de-vista cultural? Consegue entreter? Traz informações? Respeita / leva a sério a criança? Mostra a capacidade das crianças?"

Sem comentários: