quinta-feira, novembro 17, 2011

Os 'reality shows' são assim tão maus?

A revista Sábado fez um vídeo, na sua secção 'vox pop', colocando questões de cultura geral a jovens universitários. O resultado apresentado não é animador, terminando com o seguinte apanhado de falas dos entrevistados:
"Artes não é comigo", "política não é comigo", "cinema não é comigo", "informática não é comigo", "tudo o que tem a ver com religião não é comigo", "cultura geral não é comigo"... 

A ideia do vídeo surge por causa da ignorância cultural que concorrentes do programa A Casa dos Segredos, de novo em antena na TVI, têm manifestado.

São muitas as críticas feitas ao 'reality show', que explora e expõe o lado mais mesquinho e intriguista das relações humanas. Mas há algum mérito neste programa pois ele ilustra, em alguma medida, o perfil de pessoas que existem e fazem parte da sociedade, tendo inspirado a realização do vídeo já referido. Não retratando, nem o programa, nem o vídeo, toda uma geração de jovens e universitários - é importante que isso seja claro! - não deixa de apresentar um quadro desencantado de pessoas cuja realidade envolvente parece não lhes despertar o mínimo interesse.

Sem cair numa análise simplista, associando as lacunas de cultura geral apenas ao ensino, algumas questões podem ser levantadas a partir do programa e de todo o interesse que ele desperta nas audiências (muito favoráveis) e no acompanhamento mediático que lhe é dispensado. Limito-me apenas a pegar numa das muitas pontas que o assunto deixa soltas.

Numa altura em que se ouve e se fala tanto da abundância da informação, como explicar (e que estratégias para combater) uma tamanha manifestação da sua ausência?

1 comentário:

Nelson Zagalo disse...

Desculpa Luís discordo totalmente deste post, não discordando do título.

Julgo que os reality shows podem até trazer algo de novo, quando são feitos à volta de profissões como Cozinheiros, Estilistas, Designers, etc. É dada uma oportunidade a quem participa de verdadeiramente se destacar no que sabe fazer. É também dado oportunidade aos espectadores de aprenderem mais sobre a arte em questão.

Ora nada disto acontece na Casa dos Segredos. Apesar de ter de revelar que não sei muito bem como funciona a ideia dos segredos, mas cingindo-me ao que vou ouvindo e lendo, o programa não serve qualquer propósito informativo ou pedagógico.
O programa gera entretenimento, mas não de uma forma eticamente aceitável. Não é aceitável que no séc. XXI se tenha de recorrer ao denegrir de seres humanos para entreter os demais. A única comparação que me vem à cabeça é o Coliseu de Roma.

Não me parecem, de todo, relevantes as faltas de informação apresentadas. E menos ainda demonstrem que essas pessoas não se interessam pela realidade que as rodeia. O mundo não gira todo a volta da nossa realidade. Mal do meu país se não passássemos de uns papagaios que papagueiam e fazem tudo de modo igual.

Haja tolerância para aceitar o outro, só assim poderemos criar uma comunidade mais forte e capaz.

Quanto ao execrável vídeo da Sábado aconselho vivamente a leitura de um testemunho na primeira pessoa de um dos entrevistados em: http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=294973387193648&id=100000429668770

Demonstra o estado a que o jornalismo chegou. Pelo menos a Casa dos Segredos, não tem pretensões de aferir o valor dos seus concorrentes. Mas a Sábado vende o vídeo como um espelho da realidade dos estudantes, fruto de um "apurado" trabalho jornalístico!!!