sexta-feira, outubro 07, 2011

Nova publicação - Mapping Digital Media: The Media and Liability for Content on the Internet

A Open Society Foundations anuncia uma nova publicação dedicada à compreensão dos efeitos da tecnologia nos media e no jornalismo. Mapping Digital Media: The Media and Liability for Content on the Internet traz-nos uma série de relatórios sobre o impacto da digitalização na democracia de 60 países por todo o mundo.

Este documento pretende demonstrar a eventual fiabilidade dos conteúdos na Internet, com um foco particular sobre as iniciativas governamentais de várias nações nestes espaços online. Com efeito, já é possível verificar um número significativo de países que têm vindo a adoptar certas disposições legais para regular determinados conteúdos e práticas na rede. Tal como referem os diversos relatórios presentes em toda a obra, alguns governos já fazem da Internet o meio primordial de contacto com as suas populações.

Para Cynthia Wong e James Dempsey, organizadores deste livro, a característica mais importante da Internet no contexto comunicativo actual consiste na tentativa de superação das barreiras existentes entre os diversos povos. Com esta obra, os autores procuram chamar a atenção para os desafios complexos das diversas políticas tomadas nesta área, analisando exemplos específicos da regulação online em países de latitudes tão diversas como a Lituânia, Marrocos, México, Tailândia, Roménia, entre outros.

Para mais informações sobre o documento: aqui.

Sem comentários: