"(...) Uma das conclusões mais interessantes deste trabalho é a confirmação de que a Internet ultrapassou a televisão nas preferências dos jovens portugueses, uma tendência verificada em estudos realizados noutros países. E as novidades não ficam por aqui: o telemóvel é agora o segundo meio preferido dos jovens, relegando a televisão para terceiro lugar. Neste estudo, a imprensa escrita surge apenas no oitavo lugar entre os dez meios/suportes sugeridos aos inquiridos, o que deve ser motivo de reflexão para os empresários do sector.Sobre esta mesma matéria, embora reportando-se a um publico mais jovem - os teenagers - o jornal britânico Guardian citava ontem dados de um estudo do OFCOM (autoridade de regulação dos media) que confirmam que os adolescentes tendem a preferir "mandar às malvas" a TV do que a Internet ou o telemóvel. Paradoxalmente, o consumo de televisão na mmesma faixa etária tem vindo a subir: 17h e 37m por semana actualmente, mais 2h do que em 2007. Contudo, uma parte deste consumo ocorre precisamente através de dispositivos online.
A ligação destes jovens à imprensa faz-se sobretudo pela via das publicações online, com um terço do inquiridos a revelarem que leem diariamente/várias vezes ao dia, os jornais disponibilizados na Web. Mais um dado que deve merecer a reflexão de empresários do sector e agências de publicidade.
Outro dado importante é a constatação de que nove em cada dez jovens tem conta numa rede social, passando aí uma média de duas horas por dia. Se tivermos em conta que o consumo médio de Internet apurado neste estudo é de três horas, facilmente se constata que a maior parte deste tempo é passado nas redes sociais. Considerando que os jovens leem jornais, veem vídeos, consultam blogues e jogam na Internet, deduzimos que parte significativa destas atividades acontece dentro das redes sociais. A ser assim, as redes sociais, especialmente o Facebook, funcionariam como uma espécie de ponto de encontro onde os jovens procuram todo o tipo de conteúdos filtrado pelos seus amigos ou pelas empresas de que são fãs. (...)"
Ler o texto: Teenagers would rather lose TV than internet or mobile – survey.
Ler o estudo do OFCOM: Children and parents: media use and attitudes report
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