terça-feira, maio 17, 2011

Mais participação, melhor cidadania?

"Mais participação, melhor cidadania? A voz do público nos media" é o mote de uma sessão que decorrerá na tarde do dia 1 de Junho, no Auditório do Centro Multimédia, da Universidade do Minho, em Braga.
Organizado no âmbito da unidade curricular de Públicos, Media e Cidadania (docente: Sara Pereira), do curso de 1º ciclo de Ciências da Comunicação, o evento conta com a participação de Marisa Torres Silva Paquete de Oliveira, Luísa Calado, Fábio Ribeiro, Susana Sampaio Dias, Joaquim Fidalgo, Andrea Neves e António Jorge.


(Clicar para ampliar)

2 comentários:

Joana Margarida Ramos disse...

Iniciativa muito interessante, porque efectivamente as novas tecnologias abriram novos caminhos para a participação, mas será que isso representa melhor cidadania? Estão os cidadãos preparados para participarem mais? O que devemos entender pelos níveis de abstenção nos momentos em que as pessoas têm poder de decisão? Será que falta cultura cívica? E uma educação cívica pode contribuir para mudar a situação? Enfim, algumas questões surgem quando pensamos em participação,media e cidadania. Parabéns pela iniciativa.

P.S. Penso que houve um lapso no texto em cima, é Susana Sampaio Dias e não Luisa.

Manuel Pinto disse...

Excelentes questões, caro Ricardo Morais. Podem ser óptimas para lançar o debate naquela iniciativa. Mas podem, desde já, ser pretexto, para fazer algum debate neste espaço. Por mim, pego logo na primeira e respondo com outra: frequentemente, não se confundirá disponibilidade de tecnologias com efectividade da participação? Por outras palavras: podendo as tecnologias ser uma condição necessária ou importante, será suficiente? E ainda temos de considerar todos aqueles - e não são poucos - que não têm acesso, por falta de recursos, de competências e até de interesse. Que acham?

PS - Obrigado pela chamada de atenção para a troca de nome. Já corrigi.