O documento identifica cinco desafios críticos para as tecnologias educativas, bem como cinco tendências emergentes"chave".
Acerca da iliteracia mediática digital dos docentes, que é o primeiro dos cinco desafios (cf lista abaixo), refere-se no relatório:
"O desafio é devido ao facto de que, apesar do amplo consenso sobre sua importância, a formação em competências de literacia e técnicas digitais é raro na formação de professores e nos programas de desenvolvimento profissionaldo das administrações escolares.5 Desafios Críticos
Além disso, quando os professores têm acesso a formação focada na tecnologia ela incide sobretudo no lado efémero da literacia digital - tecnologias específicas e do momento, em vez de conceitos de tecnologia".
- 1. Iliteracia digital entre os professores;
- 2. As pressões económicas e novos modelos educacionais;
- 3. Falta de apoio à aprendizagem personalizada;
- 4. Resistência institucional à mudança;
- 5. Incapacidade para conectar as aprendizagens extracurriculares dos alunos às atividades de aprendizagem em sala de aula.
- 1. Abundância de recursos on-line;
- 2. Descentralização das TI;
- 3. A exclusão digital como uma função da educação, não da riqueza;
- 4. Fácil e atempado acesso à tecnologia;
- 5. Adesão à inovação.
- Johnson, L., Adams, S., and Haywood, K., (2011). The NMC Horizon Report: 2011 K-12 Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium
1 comentário:
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