quarta-feira, fevereiro 02, 2011

UE cria grupo de peritos sobre literacia
Roberto Carneiro integra comissão presidida por princesa da Holanda

Na Europa, um em cada cinco alunos de 15 anos de idade (em Portugal: um em cada seis), assim como muitos adultos, não têm conhecimentos de base em matéria de leitura e de escrita, o que lhes dificulta a procura de emprego e os põe em risco de exclusão social. Para ajudar a solucionar este problema, a Comissão Europeia criou um grupo de peritos independente, com vista a identificar formas de aumentar os níveis de literacia. O grupo de 11 membros é presidido pela Princesa Laurentien dos Países Baixos, enviada especial da literacia para o desenvolvimento (UNESCO), e dele faz parte o ex-ministro português da Educação Roberto Carneiro. Os Ministros da UE fixaram como objectivo reduzir a percentagem de alunos com dificuldades a nível da leitura, da matemática e das ciências para menos de 15% até 2020.

O Grupo de alto nível, que ontem teve a primeira reunião, tem por objectivo dar visibilidade e importância política à questão do aumento dos níveis de literacia na Europa. O grupo analisará dados científicos e avaliará quais as polícas mais adequadas. Para tal, trabalhará durante os próximos 18 meses e apresentará propostas políticas à Comissão em meados de 2012. Com base nas propostas do grupo, a Comissária Vassiliou apresentará recomendações aos ministros da educação, no Outono de 2012. Neste contexto, os Estados-Membros e a Comissão aprofundarão a questão, que se insere no seu quadro de cooperação estratégica em matéria de educação e formação («Educação e formação 2020»).
Alunos com fraco aproveitamento em leitura (2009). Fonte: OCDE, Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes (PISA)

De acordo com o Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes (PISA) da OCDE, que serve de referência nesta matéria, alunos com fraco aproveitamento em literacia no contexto da leitura são os alunos "capazes de completarem apenas as tarefas de leitura menos complexas, como localizar uma única informação, identificar o tema principal de um texto ou realizar uma ligação simples com conhecimentos quotidianos. Os resultados variam entre o nível 1 e o nível 5 (nível mais elevado). Os alunos com fraco aproveitamento em leitura são os que têm resultados inferiores ao nível 2.

Sem comentários: