O Grupo de alto nível, que ontem teve a primeira reunião, tem por objectivo dar visibilidade e importância política à questão do aumento dos níveis de literacia na Europa. O grupo analisará dados científicos e avaliará quais as polícas mais adequadas. Para tal, trabalhará durante os próximos 18 meses e apresentará propostas políticas à Comissão em meados de 2012. Com base nas propostas do grupo, a Comissária Vassiliou apresentará recomendações aos ministros da educação, no Outono de 2012. Neste contexto, os Estados-Membros e a Comissão aprofundarão a questão, que se insere no seu quadro de cooperação estratégica em matéria de educação e formação («Educação e formação 2020»).
Alunos com fraco aproveitamento em leitura (2009). Fonte: OCDE, Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes (PISA)
De acordo com o Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes (PISA) da OCDE, que serve de referência nesta matéria, alunos com fraco aproveitamento em literacia no contexto da leitura são os alunos "capazes de completarem apenas as tarefas de leitura menos complexas, como localizar uma única informação, identificar o tema principal de um texto ou realizar uma ligação simples com conhecimentos quotidianos. Os resultados variam entre o nível 1 e o nível 5 (nível mais elevado). Os alunos com fraco aproveitamento em leitura são os que têm resultados inferiores ao nível 2.
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