segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Aumenta o número de europeus com acesso a serviços públicos online

No relatório 'Europe's 9th e-Government' divulgado hoje pela Comissão Europeia percebe-se, entre outros dados, que cresceu o número de cidadãos europeus com acesso a serviços públicos online. De 2009 para 2010, a média de acesso a estes serviços cresceu de 69 para 82 por cento. A Comissão considera que a decisão de muitos governos em disponibilizar serviços através da Internet "ajuda a reduzir custos nas administrações públicas, bem como processos burocráticos e morosos para empresas e pessoas". Para o organismo europeu, encontrar emprego e fundar uma empresa continuam a ser os dois serviços online mais utilizados pelos cidadãos, em matéria de e-government.

A Comissão Europeia alerta, contudo, para a disparidade existente em muitos países. Por outro lado, e como parte das ambições assumidas na Agenda Digital para a Europa, pretende-se que, até 2015, um em cada dois cidadãos e quatro em cada cinco empresários utilizem os serviços online prestados pelos diversos governos.

A Comissão sublinha ainda que estes dados reforçam os objectivos do Plano de Acção lançado em Dezembro de 2010, que procura desenvolver, em conjunto com os estados-membros, políticas públicas para disponibilizar serviços via Internet.

O relatório integral, aqui.

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