segunda-feira, março 22, 2010

'The digital world of young children: impact on emergent literacy'

Numa tentativa de melhor compreender as formas como as tecnologias digitais estão a alterar a aprendizagem dos jovens, a Pearson Foundation acaba de divulgar o estudo «The digital world of young children: impact on emergent literacy». Da autoria de dois professores da Universidade do Arizona (EUA) - Jay Blanchard e Terry Moore - o documento reflecte sobre os usos que os jovens fazem dos chamados 'personalized mobile media', como por exemplo os telemóveis, vídeos e a televisão. Alguns pontos sublinhados pelo estudo:

. a evolução das tecnologias digitais começa a relacionar-se, de uma forma cada vez mais permanente, com as rotinas de aprendizagem escolares dos jovens;

. nos países em desenvolvimento há uma maior tendência para os jovens acederem às tecnologias móveis;

. necessidade de entregar programas educacionais específicos aos alunos que não têm acesso a estas oportunidades educativas digitais;

. a literacia digital está a provocar alterações nas práticas linguísticas e culturais, tornando possíveis as relações pessoais a um nível mais global.

Este é já o segundo relatório da Pearson Foundation sobre os efeitos das tecnologias digitais junto dos mais novos. O primeiro foi lançado no ano passado e tem como título «Pockets of potential: using mobile techonologies to promote children's learning».

Sem comentários: