sábado, março 27, 2010

Literacia mediática das crianças no Reino Unido


O OFCOM, entidade reguladora dos media digitais e audiovisuais do Reino Unido acaba de divulgar mais um estudo sobre a literacia relativamente aos media por parte dos mais pequenos e também dos seus pais e encarregados de educação.

Sumário:
A quarter of children aged 8-12 who use the internet at home say they have a profile on Facebook, Bebo or MySpace, new Ofcom research revealed today. These sites have a minimum user age of 13.
But 83 per cent of these children have their profile set so that it can only be seen by friends, and 4 per cent have a profile that can't be seen. Nine in ten parents of these children who are aware that their child visits social networking sites (93 per cent) also say that they check what their child is doing on these types of sites. However one in six (17 per cent) parents of this group are not aware that their child visits social networking sites.
Ofcom’s annual Children’s Media Literacy Audit provides an overview of media literacy among children and young people and their parents and carers.
  • The full news release can be found: here.
  • The full Children’s Media Literacy audit can be found: here.

quarta-feira, março 24, 2010

Nova revista científica em perspectiva

A editora britânica Auteur acaba de anunciar a publicação, já esta Primavera, da MERJ - Media Education Research Journal, uma revista científica semestral, com peer review, dirigida por Richard Berger (Centre for Excellence in Media Practice, Bournemouth University) e Julian McDougall (Newman University College, Birmingham).
A investigação sobre educação e pedagogia dos media, realizada por investigadores, professores e outros agentes será o foco desta nova publicação, a segunda a aparecer nos próximos meses, depois do anúncio de uma em Itália, da responsabilidade da MED - Associação Italiana de Educação para os Media.
Além de artigos no formato convencional a nova publicação admite textos mais curtos que dêem conta de investigações em curso e, além das recensões, aceita igualmente notas sobre materiais online e relatos críticos de conferências, colóquios, etc.
Entre os temas a valorizar, destacam-se os seguintes:

* Action research with Media students
* The relationship between theory and practice
* Assessing media learning
* The categorisation and assessment of creativity and originality
* The employability discourse
* How media literacy and media education relate
* Media learning practices in 'Media 2.0'
* The Media teacher as researcher; and the academic as practitioner
* The boundaries of media education and within media education
* Pedagogy related to specific learning contexts (eg 14-19 diploma, 'reframing literacy' in primary education, production-based University learning) or progression between learning contexts.

Mais informação: AQUI.

Conferência sobre literacia dos media



Vai realizar-se em Londres, em 19 e 20 de Novembro próximo, a Media Literacy Conference 2010. As informações ainda são escassas, mas há já uma 'porta' por onde se pode ir entrando: aqui. A iniciativa é promovida por três organizações conhecidas e relevantes: o OFCOM, entidade reguladora dos media, no Reino Unido; a MEA - Media Education Asociation; e a CSCYM - Centre for the Study of Children, Youth and Media, da Universidade de Londres, a que está ligado nomeadamente David Buckingham.

segunda-feira, março 22, 2010

Semana da Imprensa e dos Media na Escola


Depois de, na semana passada, a Suíça de expressão francófona ter realizado uma semana dedicada aos media na escola, é, esta semana, a vez de a França o fazer. Já pela 21ª vez, indiferente à circulação de governos ou de partidos. Sempre sob a coordenação geral do CLEMI (Centre de Liaison de l'Enseignement et des Moyens d'Information). Cá por Portugal, uma tentativa no mesmo sentido foi feita a partir dos princípios dos anos 90. Chegou a mobilizar atenções de largas dezenas de escolas. Mas acabou diluída ou reduzida a meia dúzia de acções isoladas. A questão de fundo que leva a França a agir existe também cá. Não temos de copiar os outros, se soubermos fazer melhor ou mais apropriado. Mas é preciso fazer algo.

'The digital world of young children: impact on emergent literacy'

Numa tentativa de melhor compreender as formas como as tecnologias digitais estão a alterar a aprendizagem dos jovens, a Pearson Foundation acaba de divulgar o estudo «The digital world of young children: impact on emergent literacy». Da autoria de dois professores da Universidade do Arizona (EUA) - Jay Blanchard e Terry Moore - o documento reflecte sobre os usos que os jovens fazem dos chamados 'personalized mobile media', como por exemplo os telemóveis, vídeos e a televisão. Alguns pontos sublinhados pelo estudo:

. a evolução das tecnologias digitais começa a relacionar-se, de uma forma cada vez mais permanente, com as rotinas de aprendizagem escolares dos jovens;

. nos países em desenvolvimento há uma maior tendência para os jovens acederem às tecnologias móveis;

. necessidade de entregar programas educacionais específicos aos alunos que não têm acesso a estas oportunidades educativas digitais;

. a literacia digital está a provocar alterações nas práticas linguísticas e culturais, tornando possíveis as relações pessoais a um nível mais global.

Este é já o segundo relatório da Pearson Foundation sobre os efeitos das tecnologias digitais junto dos mais novos. O primeiro foi lançado no ano passado e tem como título «Pockets of potential: using mobile techonologies to promote children's learning».

Concurso "O que é uma República"


"O que é uma República?" é o tema da edição deste ano do Concurso Nacional de Jornais escolares, promovido pelo Projecto 'Público na escola, do jornal Público.
O concurso é dirigido aos agrupamentos de escolas e estabelecimentos de ensino dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do continente, regiões autónomas e comunidades portuguesas no estrangeiro e tem como objectivo primeiro "estimular a prática de um jornalismo escolar crítico e imaginativo, alargando-o a um número maior de escolas e com redobradas preocupações de qualidade". Podem concorrer jornais ou revistas em formato papel ou digital que tenham publicado pelo menos três edições durante o presente ano lectivo. A inscrição da candidatura é feita até 30 de Abril próximo e o envio dos materiais até 2 de Julho.
O projecto, que funciona desde a altura em que o jornal apareceu nas bancas, em 1990, tem neste concurso uma das frentes da sua acção pedagógica e cultural. A edição deste ano tem o patrocínio da Assembleia da República e, como já é hábito, do Ministério da Educação, contando ainda com o apoio de várias instituições.

quinta-feira, março 18, 2010

Relatórios recentes que merecem consulta

quarta-feira, março 17, 2010

Exclusão e analfabetismo digital

"Las computadoras y el Internet se vuelven cada vez más importantes para el aprendizaje. Sin embargo, hay muchos que todavía no cuentan con estos medios y corren peligro de convertirse en 'analfabetos digitales'.

Los tiempos en que los medios digitales eran sólo cosa de informáticos quedaron atrás hace mucho. La transmisión y el intercambio de conocimientos se realizarán en el futuro a través del ordenador y de la red, pronostican los expertos.

Pero una cosa es poseer una computadora y otra diferente es saber y poder usarla. “Estamos frente a dos problemas: la exclusión digital y el analfabetismo digital, y ambos cobran cada vez más importancia”, dice el experto británico en e-learning Graham Attwell. Para esta problemática hay dos soluciones, advierte el pedagogo, docente invitado de la Universidad de Bremen, al norte de Alemania."
(...)

Continuar a ler: AQUI

terça-feira, março 16, 2010

Duas revistas científicas sobre educação para os media

  • Journal of Media Literacy Education: revista online, de carácter interdisciplinar, que pretende pôr em diálogo académicos, profissionais dos media e profissionais da educação. Iniciativa da National Association for Media Literacy Education (NAMLE), trabalha com uma concepção alargada de 'media literacy: media literacy education helps individuals of all ages develop habits of inquiry and skills of expression needed to become critical thinkers, effective communicators and active citizens in a world where mass media, popular culture and digital technologies play an important role for individuals and society".
  • Comunicar - Revista Científica, de âmbito internacional, sobre educação e comunicação e forum aberto para conhecer e compreender as novas linguagens dos media. Indexada em diversas bases de publicações científicas, existe há quase década e meia e tornou-se numa das publicações de referência na área. Cada edição trata de modo especial uma temática específica e o mais recente número é dedicado ao tema "Música y pantallas. Mediaciones en el nuevo escenario digital". O acesso aos textos é livre, mediante um registo prévio.

segunda-feira, março 15, 2010

"MiudosSegurosNa.net" completa sete anos

É difícil não associar o nome de Tito de Morais às acções de segurança online de crianças e adolescentes. É justo sublinhá-lo, no momento em que o Projecto MiudosSegurosNa.Net completa sete anos - tal como este blog, por sinal.
Palavras de Tito de Morais:
"Em 2003, quando nasceu, a segurança online de crianças e jovens não era tema na sociedade portuguesa. Sete anos volvidos, é-o indiscutivelmente. Começa mesmo, ainda que timidamente, a fazer parte da agenda política. Boa altura para balanço.
Em Março de 2003 cessei funções num operador de serviços Internet para empresas. À época, em representação dessa empresa, era responsável por uma coluna mensal sobre segurança da informação publicada no Info & Net, um suplemento de tecnologias de informação e comunicação publicado à 6ª feira no extinto jornal diário A Capital. Por sugestão do seu Editor, o jornalista João Oliveira, passei então a escrever a coluna semanalmente e em meu nome pessoal. Porque não considerava ético continuar a escrever sobre o mesmo tema sobre o qual escrevia ao serviço da empresa na qual cessara funções, sugeri então começar a escrever sobre a segurança online de crianças e jovens. A ideia foi pronta e entusiasticamente acolhida pelo João Oliveira. O Projecto MiudosSegurosNa.Net nascia assim, quase acidentalmente e por via de uma 'extinção de posto de trabalho', vulgo despedimento (...)".
Vale a pena continuar a ler o balanço: AQUI.

domingo, março 14, 2010

Não basta aprender a usar a tecnologia

A literacia digital, para o presidente da Federal Comunications Commission, Genachowski, não se refere apenas a aprender a usar a tecnologia, mas a "ensinar as crianças a pensar analiticamente, de forma crítica e criativa, para que possam encontrar a informação relevante, avaliar a exactidão e a fiabilidade dessa informação, distinguir factos de opiniões, criar e compartilhar conteúdos novos". Na sua perspectiva, "temos que ensinar nossos filhos a tornarem-se alfabetizados relativamente aos media, para que possam avaliar o conteúdo dos media e reconhecer a publicidade por aquilo que ela é."

(Via: NCTE Media Blog)

Fonte: FCC Chairman Julius Genachowski (12.3.2010), “Digital Opportunity: A Broadband Plan for Children and Families

sábado, março 13, 2010

Sete anos de caminho

«Estar educado para os media é estar preparado para lidar com quantidades enormes e sempre movediças de informação.»
Francisco Múgica, Universidad Politécnica de Catalunya

Talvez uma das melhores formas de descrever a actualidade informativa é justamente recorrendo à ideia de info-obesidade. Porque mais informação não significa necessariamente melhor formação e maior conhecimento, parece-me que os propósitos de alertar para um uso crítico dos media ganham aqui novo fôlego, novo relevo, perante a montanha de formatos que todos os dias bombardeiam os nossos sentidos para nos informar. E é precisamente neste contexto que assinalamos, esta semana, as sete primaveras deste projecto.

São sete longos anos. Como diria um dos autores deste blogue, Luís Pereira, «7 anos na Internet é muito tempo». A verdade é que o blogue Educomunicação é um dos mais antigos que estão ligados ao Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade do Minho.

Como membro mais recente deste projecto que reúne quatro investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), fico bastante satisfeito por pertencer a uma equipa de profissionais que trabalha, desde há vários anos, as temáticas da educação para os media. Integrar este blogue abriu-me, sem dúvida, as portas para a compreensão de um mundo que, do meu ponto de vista, ainda está muito no das ideias. Não questiono a existência, validade e pertinência de projectos e demais iniciativas. No entanto, a vida empírica é pobre em iniciativas estruturantes, impulsionadoras e de sucesso, que ajudem as audiências a lidar com os media, ao ritmo de várias despreocupações políticas. Não é por acaso que o professor Manuel Pinto fala algumas vezes no termo 'batalha'.

Os meus votos finais são para aqueles que nos seguem, de forma mais ou menos regular, para que façam chegar até nós sugestões, ideias, opiniões. Que se juntem a esta 'luta'. Como diria José Afonso a este propósito, «afinal há caminho».

sexta-feira, março 12, 2010

Ideias e muitas perguntas

News Literacy, Media Literacy, Digital Literacy, Civic Literacy
Muitas perguntas que ficaram de um debate havido há dias. Mas não só perguntas - também experiências e ideias para experimentar.

Jogar na equipa dos grandes

A imagem de uma criança que está sentada junto ao campo a ver os grandes a jogarem e, de repente, a convidam para entrar no jogo é, mais ou menos, aquilo que senti quando me lançaram o desafio de pertencer à equipa que dinamiza este blogue.

Fazer parte desta equipa é, ainda, prolongar para além dos espaço físico uma relação pessoal e, diria, profissional - são meus orientadores de doutoramente o principal mentor deste projecto, Manuel Pinto, e Sara Pereira - pois é uma forma, por exemplo, de partilhar bibliografia. Nas mais de 800 entradas deste blogue, creio que é a bibliografia, precisamente, uma das mais valias deste projecto. Quem faz investigação nestas áreas encontrará por cá um espólio bibliográfico de grande relevo.

Assinalar os 7 anos do Educomunicação serve essencialmente para renovar forças, pensar em novas propostas e tentar que este blogue possa chegar a mais pessoas e que essas pessoas façam da Educação para os Media uma preocupação sua.

quinta-feira, março 11, 2010

"Nativos digitais" - uma designação apropriada?

Tom Kuntz, do New York Times, levanta dúvidas relativamente ao conceito de "nativos digitais", um conceito cunhado por Prensky, em 2001. O motivo imediato é um texto da revista The Economist (Monitor: The net generation, unplugged ), no qual surge a pergunta: "Is it really helpful to talk about a new generation of 'digital natives' who have grown up with the internet?"
O texto desta revista reporta-se, por sua vez, a um artigo publicado em 2008 pelo British Journal of Educational Technology (The ‘digital natives’ debate: A critical review of the evidence), no qual se expressa algum distanciamento relativamente ao conceito de Prensky.
Enfim, aqui ficam alguns passos de um debate em curso, que importa prosseguir.

quarta-feira, março 10, 2010

O breve traço do que fazemos

Que somos nós senão o que fazemos?
Que somos nós senão o breve traço
da vida que deixamos passo a passo
e é já sombra de sombra onde morremos?

Manuel Alegre

Recorro às palavras de Manuel Alegre para dizer do significado e do sentido deste blogue ao longo destes anos.
Educomunicação tem sido, de alguma forma, a expressão dos nossos interesses de investigação e das nossas preocupações sociais; um espaço de partilha de informação; um local de encontro com os alunos de graduação e, sobretudo, com os estudantes de pós-graduação que se interessam pelas questões da educação para os media (ou literacia para os media). Neste sentido, este blogue tem sido também uma importante ferramenta de apoio às aulas e, portanto, de apoio ao estudo e à pesquisa.
Orgulho-me deste espaço, embora a minha colaboração fique aquém do desejável. Olho-o como o breve traço do que fazemos e como o testemunho da vida que deixamos passo a passo.

segunda-feira, março 08, 2010

Definição de "transliteracia"

Defining Transliteracy | Librarian by Day: "Transliteracy is the ability to read, write and interact across a range of platforms, tools and media from signing and orality through handwriting, print, TV, radio and film, to digital social networks."

Mais AQUI.

domingo, março 07, 2010

Sete anos de serviço à Educomunicação

“Mais servira, se não fora Para tão longo amor tão curta a vida.”
Luís de Camões



Lembrei-me do soneto de Camões “Sete anos de pastor Jacó servia” a propósito do sétimo aniversário deste blogue que hoje mesmo se completa. Pode parecer algo a despropósito a lembrança, não fora, também, neste caso, a paixão com que nos dedicamos à causa da Educação para os Media e a crença de que ela representa um objectivo cultural, educativo e político pelo qual vale a pena lutar. Sete anos, outros sete e mais ainda, “se não fora / Para tão longo amor tão curta a vida.”.
Aquilo que surgiu como um humilde espaço de apoio a aulas de Educação para os Media na Universidade do Minho foi-se convertendo num projecto de equipa e está prestes a adquirir um vigor e dinâmica próprios, relançando este cibercantinho para uma nova etapa. Para tal estamos a preparar iniciativas que esperamos possam vir a envolver outros companheiros – docentes, formadores, comunicadores, animadores e outros interessados – dando existência e visibilidade a um movimento que corre, por ora, algo perdido como um fio de água entre as pedras, mas que existe e que é necessário fazer crescer.
Esperamos que valha cada vez mais a pena passar por aqui e aqui encontrar motivos de interesse e desafios para a acção.
(Gravura: Paul Klee, Southern Gardens)