A Comissão Europeia acaba de fazer uma recomendação sobre literacia mediática, dirigida em particular aos Estados membros e à indústria dos media, no sentido de um maior desenvolvimento de iniciativas que considera decisivas quer do ponto de vista económico quer da experiência e consciência da cidadania.
A literacia mediática e digital é considerada um sector estratégico para que não cresça na União a marginalização de cidadãos, incapazes de tirar partido das novas plataformas e redes no seu dia a dia.
A recomendação aposta nas vertentes da integração da literacia mediática no currículo da escolaridade básica, na investigação, na informação e na co-regulação e da auto-regulação.
A Comissão Europeia entende por literacia mediática o conjunto de capacidades e competências das pessoas para, de uma forma permanente, aceder a, analisar e avaliar imagens, sons e textos, na medida em que têm cada vez mais de recorrer aos media tradicionais e recentes para comunicar e criar conteúdos.
Recorde-se que a Comissão lançou em 2008 um estudo à escala da União cujo objectivo é desenvolver critérios para a avaliação dos níveis de literacia mediática. E está previsto para 2011 um relatório que trace uma panorâmica dos níveis de literacia nos países da UE. Por outro lado, encontra-se aberto, no quadro do programa Media, uma convocatória de propostas de iniciativas de literacia cinematográfica e audiovisual (mais informações: aqui)
Para aceder ao texto da recomendação C(2009)6464 "on media literacy in the digital environment for a more competitive audiovisual and content industry and an inclusive knowledge society", data do passado dia 20:
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quarta-feira, agosto 26, 2009
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