A Biblioteca Online de Ciências da Comunicação acaba de disponibilizar um texto de Jorge Kanehide Ijuim, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e professor de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, intitulado Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem
O documenro pode ser lido na íntegra. Fica aqui o resumo:
Este trabalho teve o objetivo de compreender como a produção do Jornal Escolar pode contribuir com o processo de humanização entre os participantes, no ensino fundamental e médio. Os estudos iniciais apontaram para a necessidade de buscar os sentidos aos termos Educação e Humanização e, além disso, que jornalismo pode corresponder a essa aspiração de contribuir com o processo de humanização no meio escolar. A pesquisa permitiu algumas constatações de notada importância: a produção de jornais escolares, entendida como processo – como instrumento complexo –, flexível e não autoritário, promove tanto iniciativas individuais, como também trabalhos participativos e/ou coletivos. Em outros termos, é processo de muitas mãos e, portanto, pode favorecer o desenvolvimento da humanização de todos – educandos e educadores que passam a ver a escola como comunidade, família.
Sem comentários:
Enviar um comentário