terça-feira, dezembro 13, 2005

"Jornais escolares" no Clube de Jornalistas

"Jornais escolares" é o tema do próximo Clube de Jornalistas, que irá para o ar amanhã, dia 14, às 23 e 30, na RTP 2 (com repetição no dia seguinte, às 15.30). Eduardo Jorge Madureira, director pedagógico do projecto Público na Escola, Joaquim Igreja, professor da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, e coordenador do jornal ?Expressão?, e Maria Emília Brederode Santos, pedagoga, são os convidados em estúdio. A moderação é de Carla Martins.

Da apresentação desta edição feita pelo site do Clube:

"Envolvendo alunos e professores, os jornais escolares relatam as actividades das instituições de ensino e contribuem para construir a identidade das escolas onde são criados.
Trata-se de um universo muito diversificado ? ao nível da concepção gráfica e temática, da organização, da intervenção social, da ligação com outros media ? e em rápida transformação ? tendo em conta a mobilidade de alunos e de professores e o facto de estes projectos dependerem em grande medida do voluntarismo dos seus dinamizadores.
Além disso, a importância e papel destes projectos cruzam-se frequentemente com objectivos de incentivo à leitura e de Educação para os Media".
Durante o programa são transmitidas reportagens sobre o jornal ?8 e 25?, da Escola Básica 2/3 prof. Óscar Lopes, de Matosinhos, e o CLIP ? Laboratório de Imprensa do Público, uma parceria com o Museu dos Transportes e Comunicações, do Porto.
O Clube de Jornalistas também considerou importante ouvir a perspectiva do Ministério da Educação sobre o tema. O incentivo à leitura e a formação para os media e a cidadania foram os aspectos salientados no depoimento de Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares.
A propósito do incentivo à leitura de jornais entre os jovens, recuperámos uma campanha lançada há cerca de dois anos pela Associação Portuguesa de Imprensa".

Sem comentários: