Pais não passam tempo suficiente com os filhos
Uma marca de sabão de máquina mostra hoje que quer ampliar o seu mercado, como é lógico. Para o conseguir, toca em pontos sensíveis, como dá conta esta notícia do Público:
"Sete em cada dez pais portugueses revelam que não passam tempo suficiente com os filhos. As crianças acabam por gastar duas horas e meia diárias frente à televisão. Estes são alguns dados do estudo de mercado, pedido pela marca Skip, da Leverelida, com o objectivo de conhecer a realidade das crianças portuguesas durante os seus tempos livres. A marca pretende promover a ideia que "é bom sujar-se", que faz parte da vida e está associado à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para isso pediu um estudo a John Richer, psicólogo inglês, para investigar até que ponto a sujidade pode ser vista como uma coisa positiva. A empresa encomendou ainda um estudo ao mercado português. Ontem, a marca reuniu, num workshop, o investigador britânico, além do pediatra Mário Cordeiro e a psicóloga Cecília Galvão, bem como educadores e professores.Richer defende que é importante as pessoas sujarem-se porque desenvolvem-se do ponto de vista físico e mental. Sujar-se como consequência natural de uma actividade, por exemplo, ao ar livre faz parte do crescimento, defende.O estudo português abrange um universo de um milhão de lares portugueses, com crianças com menos de 15 anos de idade. A amostra foi constituída por meio milhar de inquiridos com filhos entre os quatro e os 14 anos. Neste estudo os pais confessam que, quando eram crianças, passavam mais tempo ao ar livre do que os seus filhos. Há mesmo 80 por cento que dizem considerar importante as actividades ao ar livre. No entanto, as crianças passam mais tempo diário frente à televisão do que a desenvolver outras actividades. Os pais - quase todos (95 por cento) - justificam que não passam mais tempo com os filhos por falta de tempo. A falta de paciência é o segundo motivo apontado, mas por apenas 11 por cento dos inquiridos. (...)"
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