sábado, abril 23, 2005

O Fabuloso Mundo Web da TV Educativa
Maria Emília Brederode Santos
in A Capital, 14.4.2005

A extraordinária expansão da internet na última década veio revelar a existência de novos "públicos" :
- um público curioso, sequioso por aprender, por conhecer, por se aventurar nos caminhos infindáveis que a web proporciona;
- um público activo, desejoso de participar, de comunicar, de se expressar.
Em Portugal esta segunda característica tem sido muito mais visível do que a primeira como o recentíssimo fenómeno dos "blogs" parece comprovar. Mas internacionalmente tem sido a primeira característica que mais relevo tem tido e que mais poderá contribuir para a Sociedade do Conhecimento.
Os serviços públicos de rádio/ televisão da maioria dos países europeus e americanos (e outros, decerto) foram capazes de reconhecer esta característica e de procurarem activamente criar novos públicos através de duas estratégias principais :
1.A criação de inúmeros canais, serviços e programas educativos;
2.A criação de "sítios" na internet, com maior ou menor autonomia relativamente aos media anteriormente dominantes de rádio e de tv.
Esta segunda estratégia revelou-se um fenómeno novo e rico de consequências : não se trata de "sítios" para a divulgação de programas ou serviços mas, muito mais do que isso, da sua transformação em empresas multimedia orientadas por um projecto educativo e cultural.Alguns exemplos:
Além do ARTE, a França criou um canal especificamente educativo, a FR5, o " Canal do Saber e do Conhecimento" e Serviços Educativos Multimedia com quatro possibilidades de utilização :
1.programas, libertos de direitos de autor, para poderem ser usados nas salas de aula;
2.um "sítio" para os professores - denominado "Côté profs" - com uma selecção semanal de programas e pistas pedagógicas de utilização, espaço de debate e um boletim;
3.conteúdos educativos produzidos pela FR5 em colaborção com Ministérios da Educação, Cultura e /ou Ciência e com outros parceiros educativos e instrumentos pedagógicos como"maletas pedagógicas";
4."leSite.tv", Serviço interactivo de televisão educativa - Trata-se do primeiro serviço francês de "video a pedido" e que oferece, para esse efeito, um catálogo de material audio-visual, documentação pedagógica, uma revista semanal e serviços práticos comunitários para professores e alunos.
Na Grã-Bretanha, depois da paralisia e do retrocesso dos anos 80, a tecnologia digital veio proporcionar mais canais e mais interactividade: para além da "Learning Zone" da BBC 2, criaram-se três canais para públicos etários específicos e a BBC 4 como canal alternativo dedicado à cultura e à inovação.
Também na internet se assistiu à criação e desenvolvimento quase autónomo da BBC Online que se tornou, numa década, um dos "sítios" mais importantes da Grã-Bretanha. Pela bbc.co.uk acede-se ao "Learning" e a cursos on line de Informática, Línguas (Português incluído!), História, Saúde, Economia, Jardinagem, Escrita Criativa, Estudos Ambientais, Media, Música, Política, Ciências Naturais, Desporto?o mundo!Inclui também informações e cursos especialmente dirigidos aos adultos ou a escolas, a pais, professores, alunos, numa multiplicação de públicos, de ligações e de oferta.
Na Itália, a RAI Educational organizou-se numa estrutura multi-media, explorando os vários meios da televisão terrestre à televisão por satélite, da rádio à internet, das cassettes video aos CD-ROMs e aos livros, ao serviço da cultura, do crescimento social, da aprendizagem escolar e da educação permanente.
Não se pense que estes desenvolvimentos ocorreram só nos países mais ricos e poderosos ou que requerem a adopção prévia da tv digital. É certo que, nos Estados Unidos da América, o Public Broadcasting System até inclui, na sua página web, planos de aulas para professores e dezenas de cursos de formação contínua. Mas também na América do Sul se desposou este movimento, assumindo o compromisso de, nestes países "de grandes desigualdades e profundos problemas sociais", a televisão assumir-se como "um importante instrumento de democratização da informação e da educação".

Um projecto educativo e cultural
Em todos estes países esta nova combinação radio/TV com internet constitui uma "forma nova" mas que só toma sentido quando imbuída dum projecto educativo e cultural.
O responsável pela BBC Mark Thomson, no seu discurso de 7 de Dezembro 2004, ao anunciar os progressos tecnológicos em curso e em vista, preveniu que "?o mais importante para a BBC é investir no conteúdo - conteúdos a que se possa aceder por formas novas , que possam ser armazenados, partilhados, retrabalhados e às vezes até acrescentados pelos utilizadores que serão cada vez mais capazes de os produzir" , para construir "valor público", definido pela sua "acessibilidade a todos", "enriquecimento cultural e creativo" e "valor educativo".
Será que Portugal, com o seu grave deficit de escolarização e em pleno esforço para construir a Sociedade do Conhecimento, pode dispensar o serviço público de rádio/televisão de assumir o seu papel na democratização da informação, da cultura , da educação e como um participante poderoso na construção dum Portugal digital ?
Trata-se de criar uma televisão educativo-cultural que tenha como objectivo principal a promoção do desenvolvimento cultural e educativo de toda a população, a satisfação das aspirações educativas de públicos específicos e a vontade de expressão e de participação da comunidade.

Texto lido no blogue Inquietações Pedagógicas, que reproduz uma primeira parte de um outro texto da mesma autora sobre a mesma matéria, pubicado no dia 9 no mesmo jornal.

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