sábado, abril 02, 2005

Ai os números!
Joaquim Fidalgo
in Público, 30.3.2005

Era alguém ligado aos jornais, um provedor do leitor, julgo eu, que costumava dizer: "Querem que um jornalista faça uma notícia sobre um determinado assunto? Basta darem-lhe um número, uma estatística... Não resiste!"Pois não. A estatística faz um título forte, a estatística dá um tom de precisão científica ao texto, a estatística "mede" a realidade, organiza-a, quantifica-a com suposta exactidão. E há lá melhor ciência do que ciência exacta?...Quando a estatística provém de uma sondagem, ainda melhor: por ela se põe em evidência essa nobilíssima vocação dos media de darem voz à opinião pública, de a captarem e difundirem com os indispensáveis princípios de rigor e objectividade - e há lá coisa mais objectiva, mais rigorosa, do que um número, uma percentagem?...Pois é. E acabamos por ler, como esta semana li em diversos jornais e ouvi nas rádios - graças a esse valioso "abono de família" jornalístico que é a agência Lusa -, coisas como esta: "As conclusões [de um estudo de opinião] mostram que 95,3 por cento dos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos compram jornais e revistas." Espantosas cifras, na verdade! E não menos espantosas as que se referem à população em geral, apesar do tom meio desiludido de quem escreveu: "Os níveis de consumo médios [de jornais e revistas] da população portuguesa não ultrapassam os 80,1 por cento." Os 80,1 por cento, note-se bem... Oito em cada dez portugueses - ou seja: oito milhões de portugueses - consomem jornais e revistas! E então nos jovens dos 15 aos 24 anos, aí é que a coisa sobe: são 95 em cada 100 (o que quer dizer praticamente todos os jovens portugueses) que compram jornais e revistas!...Ora aqui está uma grande novidade. Eu não imaginava. E andamos todos a lamentar-nos por os portugueses lerem pouco, por os jornais terem difusões baixas, por estarmos (também) nesta matéria sempre na cauda da Europa, etc., etc. Nada disso. Agora há uma sondagem que repõe, com rigor e objectividade, a verdade dos factos: os portugueses lêem jornais e revistas que se fartam, só por excepção é que não os compram, e os jovens são todos, praticamente todos, clientes de publicações impressas. Compram-nas, nunca será demais repetir, 95,3 por cento. Veio nos jornais. Foi notícia da agência Lusa. Prova-o um estudo da agência publicitária Media Planning. Citei.Só um pormenor: e não há jornalista que, ao pegar nesta "informação", se interrogue, se questione, ao menos estranhe?... Não há jornalista que torça o nariz e, pelo menos, procure saber mais qualquer coisinha? Por exemplo: esses 95,3 por cento de jovens que "compram jornais e revistas" compram quando? Todos os dias? Duas vezes por semana? Uma vez por quinzena? De mês a mês? Ou só uma vez por outra? E os oito milhões de portugueses que fazem o mesmo, quando é que o fazem? Regularmente? Assim, assim? De vez em quando? Quase nunca?... E então escreve-se, sem mais - ou até se põe em título-, que "95,3 por cento dos jovens portugueses compram jornais e revistas"? Sabem o que isso significa?... Fizeram as contas?... Ou estão a gozar connosco?...

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