Uma perspectiva holística da educação para os media
Um processo que:
- se estende ao longo da vida
- pode /deve implicar diferentes actores em parcerias
- envolve uma actividade inter-profissional.
Princípios fundamentais da educação para os media
- Os media não reflectem a realidade mas representam-na
- Princípio da não-transparência
- A “desnaturalização” e a desconstrução como dimensão fundamental
o Produção
o Tecnologias e processos
o Critérios de acção dos media e seu impacte
o Modos como o público lê os medias
- A educação para os media como procura e não como imposição
- Carácter “oportunista”: ligação à actualidade
- Aprendizagem das artes de navegar
- Conceitos fundamentais
o Linguagens e processos de significação
o A narrativa como categoria e dimensão de análise
o Lógicas de poder e de serviço
o Espaço público, interesse público e cidadania
o Contextos e posições sociais na produção e recepção
o Práticas culturais
o Tecnologias e sua relação com processos sociais
o Comunicação interpessoal e mediação social
o Participação, expressão e criatividade
- Um projecto de médio longo prazo
- Articulação com a formação para a cidadania
Formas e modalidades de introdução da Educação para os Media
- recurso pedagógico ou ilustração
- objecto de estudo
o área de estudo específica
o tema ou módulo autónomo dentro de disciplinas existentes
o componente integrada
o componente transversal
- como forma de expressão e comunicação.
Razões para a abordagem integrada no currículo:
- cada vez mais materiais mediáticos no apoio às disciplinas
- os media são para as crianças um currículo alternativo
- a representação das disciplinas e das áreas do saber nos media.
(Parte destas notas são adaptadas de Len Masterman (1994) L'Éducation aux Médias dans l´ Europe des Années 90. Strasbourg: Les Éditions du Consel de l´Europe)
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