quinta-feira, maio 15, 2003

Dois livros na área de jornalismo serão lançados na próxima semana:

- "Foi Você que Pediu um Bom Título?", do jornalista e investigador Dinis Manuel Alves (um site de apresentação da obra pode ser consultado aqui).
A sessão de lançamento terá lugar na próxima segunda-feira, dia 19, pelas 18h30, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra. Intervirão Júlio Taborda Nogueira (que foi Professor Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Manuel Pinto (Universidade do Minho) e Alberto Arons de Carvalho (Professor da Universidade Nova de Lisboa).
A obra, editada pela Quarteto, procura responder a perguntas como. "O que é um título jornalístico? Que funções desempenha? Que dificuldades encontramos na sua concepção? Como superá-las?".
Dinis Manuel Alves, licenciado em Jornalismo e em Direito pela Universidade de Coimbra, jornalista e investigador no campo dos media, "responde a estas e a muitas outras questões, num livro escrito em linguagem acessível, profusamente ilustrado, contendo vasta panóplia de exemplos referentes à arte e às técnicas de bem titular".
Atendendo à variedade e riqueza dos temas abordados, o trabalho agora publicado pode interessar a profissionais da comunicação, nomeadamente jornalistas, repórteres fotográficos, designers gráficos, bem como estudantes, professores, magistrados judiciais e cidadãos preocupados com a educação para os media.

- “Jornalismo e Literatura: Inimigos e Amantes ?” da escritora-jornalista Helena de Sousa Freitas.
O livro é prefaciado pelo jornalista e escritor Baptista-Bastos e será apresentado pelo escritor-jornalista José Viale Moutinho no próximo dia 22, quinta-feira, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim. A obra, editada pela Peregrinação Publications, procura "esclarecer a polémica relação entre jornalismo e literatura, e o que leva os profissionais de ambos os ofícios a partilharem estas duas realidades, e se isto beneficia ou prejudica quem os exerce".

Sem comentários: