sexta-feira, março 29, 2013

“Um Tablet por Aluno e Mochilas mais Leves!”. O Mote da Digitalização da Escola Italiana.


A notícia:
As escolas italianas adoptarão livros digitais a partir do ano escolar 2014/2015. Trata-se de um processo gradual, por enquanto relativo ao corpo docente, mais tarde aos alunos, com adopção de tablets. Trata-se por alguns de um revolução, em termos de ensino e de investimento editorial, por outros de “só mais um passo rumo à realização dos objetivos da Agenda Digital”.

Fontes: http://www.ilsole24ore.com/art/notizie/2013-03-26/addio-libri-cartacei-anno-152222.shtml?uuid=AbPyxlhH
http://www.repubblica.it/scuola/2013/03/26/news/libri_digitali_profumo_convince_gli_editori_e_calano_i_tetti_di_spesa_risparmi_per_100_euro-55400933/

 
A favor:
“Graças a estas medidas os estudantes terão a possibilidade de utilizar também na escola, e para objetivos didácticos, instrumentos que já utilizam difusamente em casa, melhorando o nível de competências digitais da inteira população. Sem esquecer os benefícios que poderão derivar das mochilas sem o peso excessivo dos livros no formato em papel”.

Conclusão da press-release, disponível integralmente em:
http://hubmiur.pubblica.istruzione.it/web/ministero/cs260313.


As críticas:
Nos últimos dias levantou-se uma viva polémica entre a associação Italiana dos editores (Aie), primeiro interlocutor do governo nesta matéria, e o Ministro da Educação, Francesco Profumo. Os editores argumentaram contra o decreto questionando o ministro: será que as escolas, sem as dotações tecnológicas necessárias (wi-fi, computadores, banda larga, fibra..) conseguirão segurar a mudança? Porque é que o corpo docente não foi preparado para uma mudança tão radical? Quantos professores conseguem trabalhar com desenvoltura com devices tecnológicos? Os alunos poderão substituir as mochilas com os próprios iPads, iPhones e Kindles, e os que não os tiverem? Será a escola a fornecer os tablets? Com que dinheiro?

Fontes: http://www.ilgiornale.it/news/interni/editori-contro-profumo-nessun-accordo-i-libri-digitali-900489.html
http://www.flcgil.it/rassegna-stampa/nazionale/libri-digitali-aspra-polemica-editori-profumo.flc


Deixo na mesa um assunto sobre o qual refletir e conversar e convido-vos a conversar em torno da ideia que fundamenta o decreto, a ideia de que substituir as mochilas por tablets/portáteis possa "melhorar o nível de competências digitais da inteira população".




                                                                         Fonte imagem:http://thejournal.com/


 

 

Sem comentários: