quinta-feira, junho 23, 2011

"Escola, Cultura e Comunicação": call for papers

Os professores João Teixeira Lopes (Univ do Porto) e Benedita Portugal e Melo (Univ de Lisboa) convidam os interessados a responder à chamada de comunicações para a sessão "Escola, Cultura e Comunicação" que vai ter lugar no quadro do 40º Congresso do Instituto Internacional de Sociologia, a realizar em Nova Delhi, Índia, de 16 a 19 de Fevereiro do próximo ano. A sessão foi proposta pelos dois investigadores portugueses e aceite pela organização daquele evento científico. As manifestações de interesse e resumos poderão ser-lhes dirigidas, através, respectivamente dos mails: jmteixeiralopes [@]gmail.com; mbmelo [@]ie.ul.pt, até ao dia 25 de Agosto próximo, sendo as respostas comunicadas até um mês depois.

Eis o texto da 'call':

"Sistema educativo e meios de comunicação social fazem parte integrante das sociedades do terceiro milénio. Não é só a experiência mediática e mediatizada que nos permite compreender o actual funcionamento das sociedades ocidentais. A omnipresença da escola no quotidiano dos cidadãos também marca decisivamente a forma como se estruturam as relações sociais, se definem estilos e projectos de vida, produzindo identidades sociais e profissionais. Não obstante o processo de consolidação destes dois campos sociais, os objectivos que presidiram ao seu desenvolvimento foram coincidentes, tendo contribuído decisivamente para definir a natureza do espectro simbólico-ideológico das sociedades modernas. Actualmente, a sua interpenetração é bastante bem vista. Os media dão cada vez mais destaque aos assuntos da educação, dedicando-lhes secções e suplementos específicos. À medida que a escola se torna parte integrante do quotidiano dos cidadãos, a acção dos actores escolares vai sendo objecto de um escrutínio público mediatizado. Resta saber que tipo de efeitos este escrutínio provoca nas representações sociais que a população vai construindo sobre a escola.
  • A inclusão dos media na escola tem vindo a ser cada vez mais defendida. Como é que os professores respondem a este desígnio? 
  • Em que medida é que a utilização dos media no sistema de educação formal (re)concilia os estudantes com a escola e lhes permite atribuírem um sentido (renovado) ao trabalho escolar? 
  • Por outro lado, como é que são geridas as contradições entre princípios de socialização e de legitimação diferenciados, provenientes quer dos media, quer da escola? 
  • Que efeitos provocam nas actividades curriculares e extra-curriculares? 
  • Esta diferenciação de matrizes valorativas tem tradução nos esquemas de percepção e de acção de professores e alunos, gerando uma pluralidade nos seus patrimónios individuais de disposições (Lahire)? 
  • Em que medida é que o capital cultural «clássico» é perpassado por novas lógicas de estruturação, em boa parte devedoras da influência da economia mediático-publicitária?"

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