quarta-feira, junho 01, 2011

O que pensam as crianças das eleições ... e de outros assuntos



"Como olham os mais novos para as eleições legislativas? Como imaginam o que é ser primeiro-ministro? O que fariam, se fossem governantes? Os seus direitos são respeitados? E têm deveres?". Perguntas como estas são o tema de várias páginas de respostas por parte de crianças do 1º e 2º Ciclos de várias partes do país que o caderno P2 em colaboração com o PÚBLICO na Escola ouviu e registou na edição de hoje, precisamente o Dia Mundial da Criança. Algumas delas, idas das escolas do Lagarteiro, no Porto, e de Santo António
dos Cavaleiros, em Loures, trabalharam mesmo na edição do jornal, a partir das redacções do PÚBLICO, em Lisboa e no Porto.
Vale bem a pena ler as quatro ou cinco páginas de textos e desenhos produzidos pelos alunos. Mais vale dar-lhes a palavra num dia do que não a dar em dia nenhum.

Actualização:
Também o Jornal de Notícias procurou dar espaço e voz aos mais novos, através de iniciativas específicas. Conforme nos conta e nos mostra na edição de hoje, o JN "contou, ao longo de dois dias, com uma equipa extra de jornalistas. Têm entre 11 e 15 anos, são alunos da Escola EB 2/3 Augusto Gil, do Porto, e foram eles que prepararam e fecharam a edição especial do Dia Mundial da Criança desta quarta-feira".
Ver um vídeo sobre a experiência aqui:


(Crédito da imagem: o frente a frente televisivo visto por um aluno de Santo António dos Cavaleiros, Loures. Repare-se no plano e dimensões do moderador relativamente aos políticos).

Sem comentários: