quarta-feira, outubro 06, 2010

Professores e alunos aprovam os quadros digitais

85 por cento dos professores considera que o uso dos quadros digitais nas salas de aula aumenta a atenção, motivação e participação dos alunos, segundo um estudo elaborado pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e pela empresa de tecnologia didáctica Promethean.

A investigação foi realizada no ano lectivo passado e envolveu mais de 4800 alunos e 80 professores de 22 centros educativos espanhóis e conclui que os Quadros Digitais Interactivos (QDI - tradução de Pizarras Digitales Interactivas) estão em franca expansão nas salas de aula espanholas. 90 por cento dos professores e cerca de 82 por cento dos alunos acreditam que com estas plataformas digitais aprende-se com maior facilidade. Por outro lado, a grande maioria de docentes (85%) e estudantes (91%) reconhece que a incorporação desta vertente digital nas aulas é bastante positiva.

Logo após ter dado a conhecer os resultados do estudo, o responsável pela investigação e professor da UAB, Pere Marquès, destacou que «os modelos didácticos mais utilizados estão centrados na actividade e controlo do professor. Estamos também a atingir um nível de elevada utilização dos modelos centrados na actividade e iniciativa dos estudantes.»

Fonte: Portaltic.es/gadgets

Sem comentários: